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Aeroporto de Belém conclui obras de modernização para a COP30

Com investimentos de R$ 450 milhões, terminal foi ampliado e modernizado para oferecer mais conforto aos passageiros e ampliar a eficiência operacional.

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Imagem ilustrativa da notícia Aeroporto de Belém conclui obras de modernização para a COP30 camera Aeroporto de Belém conclui obras de modernização para a COP30, aumentando capacidade e conforto para passageiros. Confira as melhorias realizadas! | Divulgação/Norte da Amazônia Airports (NOA)

A capital paraense está cada vez mais pronta para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para 2025. Um dos principais pontos de acesso ao evento, o Aeroporto Internacional de Belém – Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans), acaba de concluir as obras previstas na Fase I-B da concessão, segundo informou a Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária responsável pela gestão do terminal.

Com investimentos próprios da ordem de R$ 450 milhões, as obras foram entregues com quase um ano de antecedência em relação ao prazo previsto, que era maio de 2026. O pacote de modernização já está em processo de avaliação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), enquanto melhorias complementares continuam sendo implementadas.

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A entrega das obras consolida o papel do aeroporto como peça-chave na logística da COP30, mas também como um vetor de desenvolvimento para o turismo e a economia da região Norte. A requalificação contempla tanto a modernização do Terminal de Passageiros quanto da infraestrutura operacional, garantindo mais agilidade, conforto e segurança aos usuários.

Terminal de Passageiros quase triplicado e novas marcas no saguão

Um dos principais avanços foi a ampliação das áreas de embarque, que passaram de 1.593 m² para 4.303 m², abrangendo operações domésticas e internacionais. Já o embarque remoto, uma das primeiras áreas concluídas ainda no primeiro semestre de 2025, passou de 265 m² para 835 m², um crescimento de 214%.

Duas estruturas de mezanino foram construídas sobre o saguão principal, criando novos espaços para inspeção de segurança, áreas comerciais e de espera com mais conforto. A área comercial total foi ampliada de 2.863 m² para 4.162 m², atraindo marcas nacionais e regionais como Fran’s Café, Living Heineken e o W Premium Lounge, algumas já em funcionamento.

O saguão principal também foi remodelado e ampliado em 20%, aumentando a fluidez na circulação de passageiros. Todos os ambientes receberam novos conjuntos de sanitários, mais modernos, acessíveis e confortáveis. O número de boxes femininos passou de 64 para 93, enquanto os masculinos subiram de 73 para 95. Também foram implantados sete espaços-família e dois novos fraldários, ampliando a comodidade para passageiros com crianças e diferentes perfis de usuários.

A ambientação do terminal foi renovada com novas longarinas, mais confortáveis e com design que remete à cultura da Amazônia. Além disso, o aeroporto agora conta com um novo sistema de climatização, projetado para garantir conforto térmico em todos os ambientes internos.

Na área externa, o acesso ao terminal também foi reconfigurado: o espaço para pedestres e veículos foi ampliado em cerca de 60%, melhorando a circulação, a segurança e o conforto no entorno do aeroporto.

Operações aéreas mais seguras e eficientes

As melhorias não se limitaram ao terminal de passageiros. Segundo a NOA, a infraestrutura operacional do aeroporto também recebeu investimentos robustos, que aumentam a capacidade e a eficiência das operações aéreas, especialmente em um momento em que Belém se prepara para receber voos internacionais durante a COP30.

Entre os destaques está a construção de um novo pátio para estacionamento de aeronaves, que permitiu a adição de cinco posições para aviões da categoria C, como os modelos Boeing 737-800 e Airbus A320, usados com frequência em rotas comerciais.

Também foi feita a requalificação completa do pavimento das pistas e taxiways, além da modernização do balizamento noturno e da revitalização da sinalização horizontal. As cabeceiras 07, 25, 03 e 21 receberam novas Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESAs), que aumentam a margem de segurança em pousos e decolagens.

A NOA também instalou sistemas PAPI (Precision Approach Path Indicator) nas cabeceiras 21 e 25, equipamentos de auxílio visual que orientam as aeronaves em aproximações de pouso, especialmente úteis em condições de baixa visibilidade.

De acordo com a concessionária, outro ponto de modernização importante foi o sistema ALS (Approach Light System) da cabeceira 06, que agora conta com tecnologia LED, garantindo mais visibilidade e eficiência nas operações, mesmo em condições meteorológicas adversas.

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Belém pronta para o futuro

A antecipação das obras do aeroporto de Belém representa não apenas uma preparação estratégica para a COP30, mas também um passo importante rumo à modernização da infraestrutura aeroportuária da Amazônia. As melhorias entregues reforçam a capacidade do terminal de atender com qualidade a passageiros nacionais e internacionais, impulsionando o turismo, os negócios e a conectividade da região Norte com o mundo.

Enquanto aguarda a avaliação da ANAC sobre as obras concluídas, a concessionária segue trabalhando em melhorias adicionais que visam elevar ainda mais a experiência dos usuários.

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