
Em um momento em que os relatos de violência contra mulheres e crianças seguem alarmantes em todo o país, um episódio registrado em Belém (PA) ganhou repercussão nas redes sociais pela coragem e rapidez de um motorista de aplicativo. Um vídeo que viralizou na internet mostra o momento em que um motorista de aplicativo expulsa do veículo um passageiro que agredia verbal e fisicamente sua companheira e o enteado durante uma corrida pelas ruas da capital paraense.
O caso ocorreu no último domingo (12) e foi registrado por uma câmera interna instalada no veículo. Nas imagens, é possível ver o homem visivelmente alterado, usando palavras de baixo calão e agindo com agressividade contra a mulher e, posteriormente, contra a criança.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Jovem é morta a facadas pelo ex-companheiro em Tucuruí
- O trauma psicológico e o papel da educação no enfrentamento à violência de gênero
- Vídeo: perseguição assusta motoristas na Augusto Montenegro
Em entrevista exclusiva ao DOL, Eder Júnior, que trabalha como motorista por aplicativo desde 2017 e compartilha sua rotina nas redes sociais, conta que percebeu os primeiros sinais de violência já no embarque dos passageiros.
“Eu estava ali na frente do Líder da Doca, aí tocou essa corrida pra pegar na avenida Alcindo Cacela, perto da Magalhães Barata. Quando eu cheguei no prédio, estavam a moça, a criança e o rapaz. Antes mesmo de entrarem no carro, ele já agrediu ela, visivelmente alterado", relatou Eder.
O motorista conta que, mesmo diante da violência inicial, a mulher e a criança embarcaram no carro junto com o agressor, que continuou com os ataques durante o trajeto, que tinha como destino final o município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.
“Durante o percurso pela Duque de Caxias e depois na Dr. Freitas, ele agrediu a mulher várias vezes. Quando já estávamos na subida do elevado da Dr. Freitas, ele começou a agredir a criança. Ela me disse depois que ele tentou enforcar o menino. A criança começou a chorar muito. Foi aí que a situação passou do limite pra mim", relembra Eder.
O motorista então decidiu agir rapidamente. Após ouvir da mulher que o agressor não era pai da criança, Eder parou o veículo, desceu e abriu a porta traseira, retirando o homem à força do carro.
“Na hora, eu só esperei ela dar o sinal. Quando ela falou ‘acho melhor ele descer do carro’, eu encostei e falei para ele descer. Ela gritou: ‘moço, tira ele do carro!’ Aí tirei. Ele estava claramente alcoolizado. Ainda tentou me agredir", detalhe o motorista.
Após a confusão, Eder concluiu a corrida, levando a mulher e a criança em segurança ao destino final. Segundo o motorista, ela não demonstrou interesse em registrar boletim de ocorrência, embora estivesse visivelmente abalada. Ele conta que ainda orientou a passageira a tomar cuidado e relatou que, durante o percurso, não viu nenhuma viatura policial que pudesse acionar.
ATENÇÃO: O VÍDEO PODE CONTER IMAGENS FORTES
Caso gerou comoção nas redes
O vídeo que mostra parte da situação ganhou grande repercussão nas redes sociais. Internautas elogiaram a postura do motorista, destacando a coragem e o senso de justiça diante de uma situação de violência que, infelizmente, ainda é recorrente no país.
Até o momento, não há confirmação oficial se o caso foi denunciado às autoridades policiais, nem de que a mulher tenha procurado ajuda especializada.
Denuncie!
O caso reforça a importância de que situações de violência sejam denunciadas imediatamente. Em casos assim, a população pode recorrer ao Disque 100 (violação de direitos humanos) ou ao 180 (Central de Atendimento à Mulher), além das delegacias especializadas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar