
A violência contra a mulher continua sendo uma das mais graves violações de direitos humanos no Brasil, principalmente em regiões mais isoladas, onde o acesso a segurança pública é limitado. Casos de feminicídio, marcado pela brutalidade e pela tentativa de ocultar os crimes, chocam a comunidade inteira.
A Polícia Civil do Estado do Pará realizou a prisão de dois suspeitos de cometer um feminicídio na cidade de Gurupá, localizada no Marajó. A vítima, identificada como Camila Araújo da Silva, foi assassinada e teve o corpo enterrado em um lixão.
Toda a investigação foi conduzida pela Delegacia de Gurupá, vinculada à Diretoria de Polícia do Interior (DPI). Equipes da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Belém e da Delegacia de Enfrentamento ao Feminicídio (DEFEM) de Belém deslocaram ao município para prestar apoio no decorrer das ações policiais.
Entenda o caso
Uma mulher compareceu na Delegacia de Gurupá, na tarde da última terça-feira (30), para registrar um boletim de ocorrência informando que sua prima estava desaparecida desde a noite da segunda-feira (29).
De imediato, a equipe policial iniciou as investigações e diligências objetivando desvendar o desaparecimento.
“O principal suspeito, que é o ex-companheiro da mulher, foi preso em flagrante nesta terça-feira (30). Ele cometeu o crime por não aceitar o fim do relacionamento e recebeu ajuda de um primo, que foi preso em flagrante nesta quarta-feira (01) por auxiliar o homem na ocultação do cadáver. Ambos cavaram uma cova e enterraram o corpo da vítima em um lixão”, explicou o delegado Hennison Jacob, titular da DPI.
Ainda na manhã desta quarta, o corpo da vítima foi encontrado por populares em uma cova rasa na área de um lixão na Rodovia Gurupá- Pucuri. Apesar do assassino negar o crime, seu primo e comparsa confessou que ajudou no transporte e ocultação do corpo da vítima.
“Para conter os ânimos da população local, foi necessário transferir o suspeito para o município de Breves enquanto as investigações eram conduzidas e aconteciam as oitivas de testemunhas, levantamentos de imagens entre outras diligências. A equipe da Delegacia de Gurupá localizou um rapaz captado por imagens do circuito de monitoramento utilizando a bicicleta da vítima. Após ser encaminhado à unidade policial, ele confessou ter ajudado o primo e autor do crime a enterrar o corpo da mulher em situação de violência”, continuou o delegado.
Uma equipe da Polícia Científica do Pará (PCEPA) foi deslocada de Belém para Gurupá para o levantamento de local de crime, onde foi detectado que a causa da morte da vítima se deu por estrangulamento. Peritos também realizaram análise no veículo utilizado para transportar o corpo da vítima até o local onde foi enterrado.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
“Nós da DEAM e da DEFEM de Belém auxiliamos na produção de um relatório minucioso com as imagens captadas para robustecer o inquérito policial que é presidido pela autoridade policial da Delegacia de Gurupá. Ambos os criminosos estão presos em flagrante delito por feminicídio e ocultação de cadáver e seguem à disposição da Justiça”, destacou a delegada Bruna Paolucci, titular da DEAM de Belém.
Equipes da Superintendência Regional das Ilhas do Marajó também auxiliaram nas diligências e papiloscopistas da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM), da PCPA, atuaram durante as perícias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar