
Em meio à paisagem tranquila e isolada do Arquipélago do Marajó, onde a rotina dos moradores se confunde com o ritmo das águas e o canto dos pássaros, uma cena fora do comum interrompeu a calmaria na Ilha de Viçosa nesta semana. A vida pacata, marcada pela pesca e pelas tradições ribeirinhas, deu lugar à perplexidade de um acontecimento raro — e triste.
Moradores da Ilha de Viçosa, no município de Chaves, no Arquipélago do Marajó, foram surpreendidos por uma cena inusitada: uma baleia, de espécie ainda não identificada, foi encontrada morta na faixa de areia, em frente à Fazenda Periquito.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Orcas são baleias ou grandes golfinhos? Veja o que diz a ciência
- Conheça o maior animal do mundo, que foi avistado no Brasil
- Armas feitas com ossos de baleias são encontradas 20 mil anos depois
O aparecimento do animal causou estranheza e grande comoção entre os moradores da região, que registraram o momento por meio de fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais. Alguns, inclusive, se aproximaram para observar de perto o corpo do mamífero marinho, que media vários metros de comprimento.
A causa da morte da baleia ainda é desconhecida e caberá aos órgãos ambientais competentes investigar o caso, identificar a espécie e avaliar se o animal apresentava sinais de ferimentos, doenças ou encalhe acidental.
Quer mais notícias de curiosidades e outros assuntos? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O DOL entrou em contato com a Prefeitura de Chaves, mas ainda não obteve retorno sobre detalhes da situação envolvendo a baleia encontrada morta.
O QUE ACONTECE QUANDO A BALEIA MORRE
Quando uma baleia morre, a carcaça pode ter destinos diferentes dependendo do local e das circunstâncias. Em geral, ela pode afundar, flutuar e até mesmo ser consumida por outros animais.
No entanto, quando a baleia morre na superfície, vale ressaltar a importância de manter distância da carcaça, especialmente aquela em decomposição, devido ao risco de explosão e à possibilidade de transmissão de doenças.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar