
O prazo para os pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina às 23h59 desta sexta-feira (1º). Os candidatos devem complementar a inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login do portal Gov.br.
O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que financia mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Documentação e comprovação
Candidatos que concorrem a vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) devem apresentar laudo médico contendo o código da Classificação Internacional de Doença (CID) correspondente à sua condição. Caso haja inconsistências nas informações, a instituição poderá solicitar documentação complementar.
Veja também:
- SEAP-PA abre processo seletivo no estado, incluindo Marabá
- Homem é preso com drogas após briga em kitnet de Redenção
- Pais serão notificados sobre posts de filhos no TikTok
No caso do Fies Social — modalidade reservada a candidatos inscritos no CadÚnico e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo — não é exigida a comprovação de renda, mas o candidato deverá comparecer à instituição para validar os demais dados.
Ainda durante o período de complementação da inscrição, o estudante poderá solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela faculdade.
Próximas etapas
Após a complementação da inscrição, o candidato terá até cinco dias úteis para entregar a documentação comprobatória, de forma física ou digital, à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. Em seguida, em até dez dias, será necessário validar os dados em um agente financeiro para então formalizar a contratação do financiamento.
Inscrições e vagas
Para esta edição do Fies, foram registradas 276.140 inscrições, feitas por 111.402 candidatos (cada um pôde escolher até três cursos). Em 2025, o MEC vai disponibilizar mais de 112 mil vagas no total, somando os dois semestres. Neste segundo semestre, são 74,5 mil vagas ofertadas.
Lista de espera
Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular estão automaticamente incluídos na lista de espera. As convocações acontecerão entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro. O MEC poderá convocar novos candidatos caso sobrem vagas não preenchidas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar