plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ETIQUETA

Não gostou da comida? Saiba como posicionar os talheres no prato

Até os talheres são ferramentas de comunicação efetivas, dependendo do contexto

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Não gostou da comida? Saiba como posicionar os talheres no prato camera Eles podem ser usados para dizer se a comida está ruim, se está boa, ou se a pessoa ainda não terminou de comer | (KamranAydinov/Freepik)

Mais do que instrumentos para comer, os talheres podem funcionar como um discreto sistema de comunicação entre cliente e garçom, especialmente em contextos formais ou restaurantes sofisticados.

Pequenos gestos com garfo e faca transmitem mensagens claras — inclusive sobre a qualidade da refeição — sem a necessidade de palavras.

Um dos sinais mais sutis e significativos é o "X" formado com os talheres sobre o prato.

Usado para expressar insatisfação com a comida, o gesto evita constrangimentos em situações onde críticas verbais podem soar rudes ou deselegantes. Para isso, basta cruzar o garfo e a faca no centro do prato, de maneira visível.

Conteúdo relacionado

Por outro lado, quando a refeição agrada, o posicionamento muda: talheres paralelos, com as pontas voltadas para o centro do prato e os cabos para fora, indicam que o prato foi apreciado e pode ser retirado.

Já dispor os talheres em forma de "V" sugere uma pausa temporária na refeição, enquanto a disposição vertical dos utensílios sinaliza que o cliente terminou de comer.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Esses códigos fazem parte da etiqueta à mesa e são especialmente úteis em ambientes que exigem discrição, como jantares de negócios, eventos diplomáticos ou ocasiões sociais mais formais.

Entender e aplicar esse “alfabeto silencioso” ajuda a manter o tom elegante e respeitoso da ocasião — e garante que a mensagem seja passada, sem uma única palavra.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias