
Na correria do cotidiano, é comum que muitas pessoas preparem refeições em grandes quantidades para facilitar a rotina. O arroz, base da alimentação brasileira, costuma ser um dos primeiros alimentos a entrar nessa lista. No entanto, o que parece uma atitude prática pode representar um perigo à saúde quando o armazenamento e o reaquecimento não seguem os cuidados necessários.
O risco está na presença da bactéria Bacillus cereus, que se desenvolve facilmente quando o alimento permanece por muito tempo em temperatura ambiente. "O arroz não deve ficar armazenado por mais do que 24 horas na geladeira. Para evitar risco de contaminação de bactérias, é importante certificar-se de que ele foi imediatamente guardado de forma adequada após o preparo", explica a nutricionista Ramiele Calmon.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Especialistas apontam sinal que pode indicar TDAH em bebês
- Saiba quais são os direitos de pessoas com câncer no Brasil
- Outubro Rosa: diagnóstico precoce salva vidas
Segundo a especialista, mesmo que o processo de aquecimento elimine a bactéria, as toxinas liberadas por ela resistem à alta temperatura e podem causar diversos sintomas. Entre os mais comuns estão náusea, vômitos, diarreia, dor de cabeça e febre, caracterizando um quadro de intoxicação alimentar.
Quer mais notícias de saúde? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Para reduzir o risco de contaminação e prolongar a durabilidade do alimento, a orientação é guardar o arroz em recipientes herméticos, levando-o à geladeira o mais rápido possível após o cozimento. "Deixar o arroz armazenado sob temperatura ambiente leva ao crescimento acelerado de bactérias. Por isso, outra dica importante é separar o arroz em pequenas porções na geladeira e requentar somente a quantidade que será consumida no dia, proporcionando maior durabilidade", pontua Ramiele Calmon.
Embora pareça inofensivo, o hábito de comer arroz requentado sem os devidos cuidados pode ser um risco evitável. O segredo está em manter boas práticas de higiene e conservação, garantindo que a praticidade da rotina não comprometa a saúde.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar