O hábito de urinar durante o banho divide opiniões: enquanto alguns consideram normal e até ecológico, outros questionam a higiene da prática. Mas será que fazer xixi no chuveiro realmente oferece riscos à saúde?
Segundo especialistas em urologia, fazer xixi no banho não é considerado algo negativo. "Essa é uma prática extremamente comum e, por definição, a urina é estéril, ou seja, não contém bactérias ou outros germes nocivos", explica Dr. Luiz Otávio Ferreira de Sousa Nazar, médico especialista em Cirurgia Geral, Laparoscopia e Urologia do Hospital de Clínicas do Ingá.
Leia tam,bém
- Formato das fezes pode indicar câncer como o de Preta Gil
- Protetor solar causa câncer? Saiba o que diz a ciência
O principal contraponto relacionado ao hábito está no acúmulo de uréia no ambiente. Esta substância presente na urina pode provocar um forte odor quando acumulada no banheiro, criando a percepção de falta de higiene.
Quer receber mais dicas de saúde? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
A solução é simples: direcionar o jato próximo ao ralo e enxaguar bem a área após urinar. Essas medidas básicas eliminam tanto o odor quanto qualquer resíduo.
Benefícios ambientais: economia de água
Para Dr. Carlos Bautzer, médico do núcleo de Medicina Sexual do Hospital Sírio-Libanês e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, a prática pode ser uma boa alternativa para economizar os litros de água da descarga, especialmente em tempos de racionamento.
"Urinar no banho pode acontecer involuntariamente (pelo estímulo da água escorrendo), não sendo necessariamente anti-higiênico, se a urina não ficar acumulada no banho ou em contato prolongado na pele", esclarece o especialista.
A urina pode causar doenças ou infecções?
Uma preocupação comum é se o contato com urina pode transmitir doenças, especialmente para pessoas que compartilham o mesmo banheiro. Segundo Dr. Carlos Bautzer, se a pele não possuir feridas abertas, um eventual contato com a urina não causa problemas.
Quando a urina pode ser prejudicial?
Os riscos existem apenas em situações específicas:
- Infecções urinárias ativas: quando a pessoa está com infecção, a urina pode conter bactérias;
- Dermatite amoniacal: problema que surge quando há contato prolongado da urina com a pele lesionada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar