Uma nova entidade voltada à defesa dos direitos, à inclusão e ao desenvolvimento de pessoas com deficiência e neurodivergentes foi lançada na última terça-feira (22), em Belém. A Associação Amazônica de Desenvolvimento Tecnológico e Social para Pessoas com Deficiência e Neurodiversidade (ASTEDEN) realizou o evento de apresentação no Espaço Cultural do Banco do Brasil, na avenida Doca de Souza Franco.
A proposta da associação é atuar não apenas na defesa da cidadania e dos direitos das pessoas com deficiência, mas também na criação e articulação de projetos voltados ao desenvolvimento de tecnologias assistivas, capacitação profissional e geração de renda.
Durante o lançamento, o público acompanhou uma apresentação do grupo folclórico Toca Down, formado por seis dançarinos com síndrome de Down. O grupo existe há cerca de dois anos e foi uma das atrações do evento.

Na sequência, foi apresentada a diretoria da nova entidade.
Segundo o presidente da ASTEDEN, Carlos Amílcar, a associação pretende ampliar as possibilidades de autonomia e inclusão de pessoas com deficiência e neurodivergentes.
“A ASTEDEN é muito mais que uma entidade de luta pela cidadania”, afirmou o presidente, destacando a proposta de articular iniciativas para desenvolver tecnologias e equipamentos destinados ao público atendido pela associação.
Entre as iniciativas mencionadas está a formação em agroecologia, com a perspectiva de contribuir para a geração de renda e para a autossuficiência alimentar dos participantes.
Projetos buscam ampliar autonomia
O diretor de projetos da ASTEDEN, Jorge André Silva, informou que a entidade já teve projetos aprovados pelas leis Semear e Rouanet e atualmente trabalha na captação de recursos para colocar novas iniciativas em prática.
Entre os projetos previstos estão ações de desenvolvimento de tecnologias assistivas, formação profissional e realização de eventos.
A ideia é utilizar projetos e parcerias para ampliar o acesso a ferramentas, conhecimentos e oportunidades que possam contribuir para a autonomia e a participação social de pessoas com deficiência e neurodivergentes.
Associação reúne participantes de diferentes municípios
A ASTEDEN já conta com mais de 100 participantes, entre pessoas com deficiência, familiares, ativistas e representantes de entidades ligadas à causa.
A rede reúne integrantes de Belém, Icoaraci, Benevides, Marituba, Moju e Concórdia do Pará, além de participantes de outros estados da região amazônica, como Amapá e Maranhão.
A associação pretende ampliar essa articulação e estabelecer novas parcerias para desenvolver projetos voltados à inclusão social, formação profissional, tecnologia e geração de oportunidades.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Atuação na Amazônia
Com a criação da ASTEDEN, a proposta é construir uma rede de iniciativas que considere as características e necessidades da população com deficiência e neurodivergente na Amazônia.
Além das ações de defesa de direitos, a entidade pretende trabalhar com projetos que associem inclusão, tecnologia, capacitação e desenvolvimento social, buscando ampliar as possibilidades de participação e autonomia desse público.
Serviço
ASTEDEN — Associação Amazônica de Desenvolvimento Tecnológico e Social para Pessoas com Deficiência e Neurodiversidade
Informações: (91) 98737-9945
Site: www.asteden.com.br
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar