
Em tempos de COP30, o Pará assume protagonismo nas discussões sobre mudanças climáticas e consciência política. Por isso, ativistas, representantes sociais, entidades e organizações encaram a Conferência das Partes como uma oportunidade indispensável para ter voz - e, principalmente, serem ouvidos.
Nesse contexto, o Campus de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) será o anfitrião do VI Fórum de Relações Internacionais (FARI). O evento, organizado anualmente por graduandos de Relações Internacionais, tem como objetivo incentivar o debate acadêmico sobre a Amazônia multifacetada. Em 2025, o tema escolhido é “Amazonizar as Relações Internacionais”.
Conteúdos relacionados:
- É hoje! Senado vota para tornar Belém capital do Brasil na COP 30
- Visit Pará: Governo lança aplicativo para impulsionar turismo
- Paraense entra na lista dos cientistas mais influentes do mundo
O fórum contará com a participação de nomes relevantes na pauta amazônica e climática, entre eles Ana Cecília Sabbá, diplomata paraense e internacionalista da Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores. Ela abordará o tema “A relevância da política externa brasileira para a Conferência do Clima”, aproximando o VI FARI das discussões centrais da COP30 e da Reunião dos Chefes de Estado.
De acordo com Stephan Sampaio, secretário-geral do evento, o objetivo do VI FARI ao propor a “amazonização” das Relações Internacionais é “quebrar essa barreira evidenciando que as RI na Amazônia já existem e influenciam nossa região cotidianamente - a COP30 é uma prova disso”.
Ele destaca ainda a importância de refletir sobre o tipo de Relações Internacionais que está sendo construída e o quanto desse processo tem alcançado visibilidade e relevância. Para Stephan, “a missão do VI FARI é justamente debater esses temas, às vésperas do maior evento que a Amazônia brasileira já recebeu em sua história”.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Com estudantes e defensores da causa ambiental como público principal, o VI FARI será realizado de 5 a 8 de novembro, com uma programação diversificada que inclui minicursos, palestras, mesas-redondas, debates, apresentações musicais e gastronomia regional.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no perfil oficial do fórum no Instagram: @faribelem.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar