plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
INCENTIVO

Tecnologias sustentáveis: Instituição impulsiona produção de alimentos

O Banco da Amazônia oferece várias linhas de financiamento e programas que apoiam a geração de alimentos mais saudáveis e sustentáveis na Amazônia Legal, contribuindo para o desenvolvimento rural.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Tecnologias sustentáveis: Instituição impulsiona produção de alimentos camera Segundo Guido Bianchi, além do crédito, o Banco da Amazônia se posiciona como um parceiro estratégico dos produtores que estimula boas práticas agrícolas | Divulgação

Por meio de seu compromisso com a sustentabilidade e o apoio à agricultura familiar, o Banco da Amazônia oferece um conjunto robusto de linhas de financiamento e programas que apoiam a produção de alimentos mais saudáveis e sustentáveis na região amazônica. Não apenas como uma instituição financeira, mas como um parceiro estratégico que fomenta o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal, a instituição contribui indiretamente para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural equilibrado na área.

O apoio do Banco da Amazônia à agricultura familiar se dá através de financiamentos provenientes de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e Recursos Obrigatórios, direcionados a atividades agropecuárias sustentáveis e de base familiar. O gerente executivo do Agronegócio do Banco da Amazônia, Guido Bianchi, destaca que este apoio visa fortalecer a permanência dos produtores no campo, gerar renda, promover a inclusão social e, consequentemente, contribuir para o controle do êxodo rural.

“Na prática, o Banco financia desde o custeio até o investimento em tecnologias apropriadas à agricultura familiar, incentivando modelos produtivos sustentáveis, como os sistemas agroecológicos e orgânicos”, afirma. “Nesses casos, os agricultores precisam apresentar projetos que contemplem práticas sustentáveis, como a geração de energia renovável, adubação biológica, recuperação de solos degradado, e sistemas de baixa emissão de CO2, incentivando assim, a não utilização de sementes transgênicas, agrotóxicos ou fertilizantes químicos sintéticos, em consonância com a legislação vigente”.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

PARCEIRO

Além do crédito, o Banco da Amazônia se posiciona como um parceiro estratégico dos produtores que estimula boas práticas agrícolas, a diversificação da produção e o fortalecimento das cadeias curtas de comercialização. Para Guido Bianchi, essa abordagem contribui diretamente para a produção de alimentos livres de contaminantes, com maior valor nutricional, beneficiando a segurança alimentar da população urbana e a sustentabilidade econômica das famílias rurais. “O Banco não apenas financia, mas ajuda a construir um modelo de desenvolvimento rural que une geração de renda, preservação ambiental e alimentação saudável para a sociedade”.

Para incentivar a qualidade dos alimentos, a redução de agrotóxicos e o uso de técnicas sustentáveis, o Banco da Amazônia dispõe de linhas específicas: é o caso do Pronaf Mais Alimentos, do FNO Amazônia Rural e do FNO Amazônia Rural Verde.

Entre elas, o Gerente Executivo do Agronegócio do Banco da Amazônia que a o FNO Amazônia Rural Verde se dedica a financiar empreendimentos rurais focados em Agricultura de Baixo Carbono (ABC), recuperação e conservação da biodiversidade, uso de técnicas agroflorestais, inovação, tratamento de efluentes, obras ecológicas, produção de energias renováveis para consumo próprio e transportes verdes, entre outros projetos agropecuários sustentáveis. “Para incentivo a este público de clientes o Banco possui taxas de juros diferenciadas, mais baixas e competitivas”.

Guido Bianchi destaca, ainda, que em toda a sua atuação, o Banco da Amazônia prioriza e incentiva financiamentos que estejam alinhados às práticas sustentáveis e à produção de alimentos mais saudáveis. Para que isso seja possível, ele direciona crédito para investimentos em tecnologias de irrigação eficiente, mecanização adequada à agricultura familiar e sistemas de produção de baixo carbono, que reduzem impactos ambientais e aumentam a produtividade de maneira equilibrada. “Além do financiamento, o Banco orienta os produtores a adotarem projetos que promovam eficiência no uso da água, energia limpa e práticas agroecológicas. Dessa forma, o crédito não apenas moderniza a atividade rural, mas também estimula modelos produtivos que garantem alimentos de maior qualidade, preservam o meio ambiente e fortalecem a segurança alimentar da região amazônica”.

Para garantir que os produtores rurais tenham acesso facilitado a essas linhas de financiamento e possam se capacitar para uma produção mais sustentável e de maior qualidade, o Banco da Amazônia oferece uma rede de agências que estão presentes em toda a região da Amazônia Legal, além de manter parcerias com órgãos de assistência técnica e extensão rural que orientam os produtores quanto à elaboração de projetos e à gestão do crédito. “Além disso, disponibiliza programas específicos de apoio, como o Pronaf Mulher, Pronaf Mais Alimento e o FNO Amazônia Rural Verde, que incentiva produtores com empreendimento rurais voltados à Agricultura de Baixo Carbono, com práticas sustentáveis”, pontua Guido. “Dessa forma, o Banco facilita o acesso ao financiamento, apoia a formalização de projetos e promove a adoção de tecnologias que garantem uma produção mais sustentável e de maior qualidade, ampliando a inclusão financeira dos pequenos produtores.”

Tecnologias sustentáveis: Instituição impulsiona produção de alimentos
📷 |Reprodução

Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias