
O Governo do Pará, em parceria com o programa Escritórios Verdes da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, já realizou entre março e abril deste ano, 26 ações de assistência técnica gratuita a pequenos e médios produtores rurais com o objetivo de promover a regularização ambiental de suas propriedades.
Nesses dois meses o público total estimado foi de mais 800 pessoas, o que resultou em mais de 580 atendimentos – número de propriedades que de alguma forma iniciaram o processo de regularização ambiental.
Raul Protázio Romão, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, destaca que o objetivo da iniciativa, construída a várias mãos, é levar benefícios ao produtor rural.
“Essa iniciativa, que já atendeu quase 600 propriedades, vem sendo construída em parceria com diversos atores do poder público municipal, estadual, da sociedade civil e do terceiro setor. Nosso objetivo é engajar cada vez mais os produtores nesse processo de regularização ambiental com o Cadastro Ambiental Rural para que, a partir disso, eles tenham acesso facilitado a um conjunto de políticas públicas, que inclui os programas Territórios Sustentáveis, o projeto piloto de Pagamento por Serviços Ambientais, o programa Pecuária Sustentável, além de outras iniciativas. Com isso, a gente traz benefícios ao meio ambiente e ao mesmo tempo melhora a vida do agricultor”, explica o secretário.
Marabá, São Félix do Xingu, Novo Repartimento e Castanhal foram apenas algumas das cidades que receberam os técnicos do Escritórios Verdes JBS que auxiliaram os produtores rurais, por exemplo, com o serviço de consultoria ambiental para a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A expectativa da JBS é que até o final de 2025 o programa ajude a regularizar no estado mais de 3.500 propriedades, isso somando com as propriedades já regularizadas desde 2021.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Helder defende medidas para garantir segurança jurídica no campo
- Pará promove regularização ambiental para produtor rural com medida de proteção florestal
“Ficamos entusiasmados por poder colaborar com os produtores e esperamos números ainda mais animadores para este ano. Esses números indicam que estamos no caminho certo. Os produtores têm suas demandas e precisamos atende-las para que tenhamos um modelo de produção rural no Pará cada vez mais sustentável”, pontuou a diretora de Sustentabilidade da JBS, Liège Correia.
Quer receber mais notícias? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
O programa
O programa Escritórios Verdes é uma iniciativa da JBS, lançada em 2021, com o objetivo de oferecer assistência gratuita a produtores de todo o país que desejam apoio para regularização ambiental de suas propriedades rurais. Somente no Pará, o programa já prestou assistência na regularização de 1.241 propriedades rurais, desde 2021, em diversas cidades, que somam uma área de 2.708 hectares de floreta nativa em recomposição no Pará. A expectativa da JBS é que até novembro de 2025 o número de cadastros validados no estado chegue a 3.500 no estado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar