plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO!

Usa remédio para esclerose múltipla? Anvisa proíbe lotes; veja

Ocrevus foi distribuído no Brasil por empresa sem autorização; agência restringiu dois lotes específicos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Usa remédio para esclerose múltipla? Anvisa proíbe lotes; veja camera A determinação se deve ao fato que os medicamentos tinham lotes destinados a outros países | Reprodução/Anvisa

Dois lotes do Ocrevus, medicamento utilizado no tratamento de formas recorrentes de esclerose múltipla e da forma progressiva primária da doença, foram retirados de circulação por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial da União.

A medida envolve os lotes H7953B14 e H7953B06, de Ocrevus 300 mg/10 ml. De acordo com a agência, os produtos chegaram ao mercado brasileiro por meio da Laf Med Distribuidora de Medicamentos e Materiais Hospitalares Ltda., que não possui autorização ativa para distribuir, comercializar ou importar medicamentos. A autorização de funcionamento da empresa está inativa desde outubro de 2025.

O problema apontado pela Anvisa não está relacionado à fabricação original dos produtos. Segundo a agência, os medicamentos foram produzidos regularmente pela empresa responsável pelo registro do Ocrevus, mas os dois lotes tinham sido destinados ao mercado de outros países, e não ao Brasil.

Conteúdo Relacionado

Foi justamente a entrada irregular no país que impediu a agência de assegurar que as condições exigidas para conservação e integridade do medicamento foram mantidas durante todo o percurso até a distribuição.

A restrição, portanto, não atinge todo o Ocrevus: a determinação da Anvisa é específica para os dois lotes identificados na resolução. A decisão impede que eles sejam armazenados, vendidos, distribuídos, transportados, importados, exportados ou anunciados.

O histórico da distribuidora também entrou no radar da fiscalização. A Anvisa informou que a Laf Med já havia sido autuada em uma ocorrência envolvendo distribuição de medicamentos falsificados. Na ocasião, o caso foi encaminhado às autoridades policiais.

O Ocrevus teve o registro aprovado pela Anvisa em 2022 e é indicado para determinados pacientes com esclerose múltipla recorrente e esclerose múltipla progressiva primária.

Quer saber mais do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A mesma resolução publicada nesta sexta-feira (25) traz ainda outra determinação sanitária: a Anvisa ordenou o recolhimento de medicamentos manipulados estéreis produzidos pela ICT Farmacêutica entre 31 de agosto e 2 de setembro de 2026.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!