plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DICAS E CUIDADOS

Acidentes elétricos: saiba como evitar!

Com o aumento do uso de eletroeletrônicos em casa durante as férias escolares, o risco de curto-circuito e até mesmo de incêndios também cresce devido ao mau uso de tomadas e benjamins. Saiba o que fazer!

Imagem ilustrativa da notícia Acidentes elétricos: saiba como evitar! camera A Equatorial Pará orienta que celulares e tablets não sejam usados enquanto estiverem conectados na tomada. | Divulgação

As férias escolares são a combinação perfeita para o uso dos mais variados tipos de equipamentos eletroeletrônicos, como videogame e computadores, por crianças e adolescentes. Mas, por dentro do que aparentemente apresenta muito entretenimento, pode oferecer sérios riscos de acidentes quando ocorre o mau uso dos aparelhos nas tomadas de energia elétrica, por exemplo.

Por isso, a Equatorial Pará orienta as famílias a ficarem atentas, já que a maioria dos acidentes com eletricidade ocorre em casa. A recomendação é manter a criançada longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos.

É essencial que sejam utilizados protetores nas tomadas para que não sejam introduzidos objetos metálicos. Usar benjamim e extensões de maneira definitiva também é perigoso, pois sobrecarrega tomadas e pode causar incêndios.

Preço dos combustíveis deve cair após ação dos Governos

Como controlar os gastos e evitar dívidas durante as férias

Para o executivo de Segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, a fiação das residências precisa estar em perfeitas condições. “Caso algum cabo de energia apresente desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, pois pode representar perigo de choque elétrico, inclusive com fatalidade”, alerta.

O uso de tablets e smartphones, enquanto estiverem carregando na tomada, são proibidos. O recomendado é esperar os aparelhos carregarem e somente utilizar quando a bateria estiver 100%. Mas, as diversões nas férias não se restringem apenas aos eletrônicos.

Nas casas com piscinas, os pais não podem e nem devem tirar os olhos da garotada. “A gente orienta que não se aproximem das geladeiras com os pés descalços e jamais manter contato com qualquer tipo de eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado, pois água e energia não combinam”, reforça.

É comum nesta época do ano ver a turminha se divertir com as pipas. A mais famosa brincadeira de rua também merece atenção redobrada e, para garantir total segurança, deve ocorrer em lugares abertos, sem rede elétrica por perto.

Recomendações: medidas de segurança

Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão do Inmetro ou utilize protetores;

Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;

Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Equatorial Pará.

Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la;

Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;

Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias