plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
Imagem ilustrativa
PAPÃO QUER SURPREENDER

Paysandu pega Athlético-PR para fugir do Z-4 da Série B

Paysandu busca vitória contra o Athletico-PR para escapar do Z-4 na Série B. Análise do jogo e histórico dos confrontos entre as equipes.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Paysandu pega Athlético-PR para fugir do Z-4 da Série B camera Maurício Garcez é um dos trunfos do Paysandu para surpreender o Furacão fora de casa. | Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

Depois de ter calado o “Couto Pereira”, há exatos 15 dias, goleando o Coritiba-PR por 5 a 2, o Paysandu está de volta a Curitiba para tentar uma nova proeza. Desta vez, o Papão terá pela frente, neste domingo, às 18h30, na Ligga Arena, popularmente apelidada de Arena da Baixada, o Athletico-PR, principal rival do Coxa. O jogo é válido pela 20ª rodada da Série B do Brasileiro, que abre o returno do campeonato. O confronto representa, também, a oportunidade para o Papão dar o “troco” da derrota – 2 a 1 – sofrida na 1ª virada da competição, em Belém. O resultado pode tirar o time bicolor da zona de rebaixamento, dependendo de outros resultados da virada.

Com 20 pontos, o Papão está na zona de “degola” da Segundona, na 18ª colocação da classificação. O time bicolor precisa superar, ao final da virada, ao menos três concorrentes para saltar na tabela de pontuação do campeonato. Os concorrentes diretamente acima, no caso, são Volta Redonda-RJ, América-MG e Atlético-GO, 17º, 16º e 15º. Os dois primeiros somam 21 pontos, enquanto que o último tem 23, pontuação que o Papão pode alcançar, empatando no número de vitórias, 1º critério de desempate, mas podendo levar a melhor no saldo de gols, 2º critério de desempate. A missão inicial dos bicolores, porém, é superar o Furacão, que não faz grande campanha na competição.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

O time paranaense, que começou o campeonato como um dos favoritos ao acesso por ter sido rebaixado em 2024, é apenas o 12º colocado, com 25 pontos. O Furacão vai para o jogo curvado pela derrota sofrida na última quinta-feira, diante do São Paulo-SP, por 2 a 1, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Mas, se tratando de rendimento dentro de seus domínios, a equipe paranaense é quem apresenta o melhor desempenho, com 100% de aproveitamento em dez partidas em Curitiba. Quem mais se aproxima da marca é o Novorizontino-SP, que tem 80% de rendimento na mesma quantidade de jogos.

Ainda na matemática da bola, como visitante, o Papão tem 33,3% de produção jogando na casa dos adversários. Deixando de lado todos esses comparativos, o Paysandu entra em campo ostentando uma invencibilidade de oito jogos sem derrota na competição. São quatro vitórias e quatro empates. Uma marca que, de repente, pode servir de estímulo para a equipe dirigida pelo técnico Claudinei Oliveira, que desde que assumiu o cargo ainda não sofreu derrota. O resultado frente ao Coritiba é outro fator que está servindo de inspiração para os jogadores do Papão. “A goleada mostrou que podemos jogar de igual para igual com qualquer equipe”, apontou o zagueiro Maurício Antônio.

Quer receber mais notícias do Paysandu? Acesse nosso canal no WhatsApp

PÁREO DURO

O Athletico é um dos adversários da Série B do Brasileiro mais vezes enfrentado pelo Paysandu ao longo da história. O retrospecto do confronto, que registra 14 partidas, é inteiramente favorável ao rubro-negro paranaense. O histórico registra apenas uma única vitória do Papão em jogos valendo pelo Brasileirão, Copa do Brasil e pela própria Segundona, neste uma única vez, justamente na 1ª rodada da edição deste ano do campeonato. A partida inaugural entre as equipes aconteceu no distante ano de 1974, quando houve empate por 1 a 1, em Belém, pelo Brasileirão daquela temporada.

A única vitória do Papão aconteceu no dia 13 de agosto de 2005, em jogo, também, do Brasileirão: 2 a 1, em encontro na capital paraense. A maior goleada, 4 a 0, aplicada pelo Furacão, ocorreu no dia 28 de setembro de 1986, pela mesma Série do Nacional. A supremacia do time paranaense conta com nove vitórias e quatro empates. Nem seria necessário dizer que o adversário bicolor, deste domingo, jamais caiu em casa diante do representante paraense, feito que o Papão vai buscar na estreia das equipes no returno da Segundona.

O empate, que não deixa de ser um bom resultado para os bicolores no jogo da 20ª rodada da Série B deste ano, só foi conseguido pelo Paysandu, atuando na casa do adversário, uma única vez. Foi em 2003, mais exatamente no dia 26 de julho. O gol bicolor foi anotado pelo atacante Zé Augusto, o “Terçado Voador”, um dos ídolos da Fiel e que, neste domingo, certamente, estará de olho na televisão acompanhando e torcendo pelo fim do jejum de vitórias do Papão diante do oponente da região Sul.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Paysandu

    Leia mais notícias de Paysandu. Clique aqui!

    Últimas Notícias