
O escritor Luis Fernando Verissimo faleceu na madrugada deste sábado, 30, aos 88 anos de idade. A confirmação foi feita por sua esposa, Lucia Verissimo. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, desde o dia 11. De acordo com o hospital, o escritor faleceu por complicações resultantes de uma pneumonia. Ainda não há detalhes sobre o velório.
Luis Fernando Verissimo foi um ícone da literatura brasileira, reconhecido como mestre na arte da crônica.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Um dos escritores mais populares do Brasil, ele criou um leque de personagens memoráveis em seus textos — alguns acabaram ganhando livros próprios, de tanto material que renderam.
Lembre abaixo alguns dos principais personagens de Luis Fernando Verissimo.
O ANALISTA DE BAGÉ
O cinquentão sincero, charmoso e viril faz sucesso com as mulheres. Um psicanalista controverso e politicamente incorreto trata os traumas dos clientes com respostas rápidas e métodos pouco ortodoxos, como o "joelhaço" —exclusivo para homens que atinge em cheio os bloqueios do analisado.
ED MORT
Esse detetive trapalhão trabalha com língua afiada e coração mole, em um "escri" (espaço pequeno demais para chamar de escritório) em Copacabana, no Rio de Janeiro. Divide seu espaço de trabalho com 117 baratas e um rato chamado Voltaire. Ed Mort se mete em encrencas para desvendar casos de maridos desaparecidos e costuma se esquecer de cobrar de suas belas clientes. Foi vivido por Paulo Betti em uma adaptação cinematográfica de 1997, dirigida por Alain Fresnot.
VELHINHA DE TAUBATÉ
Conhecida por ser a última pessoa no Brasil que ainda acreditava no governo, a Velhinha foi criada por Verissimo durante o governo Figueiredo, o último da ditadura militar, e morreu em frente à TV, talvez chocada com alguma notícia ou decepcionada com a política brasileira.
DORA AVANTE/DORINHA
Dora Avante, ou Dorinha, nunca revela sua idade para ninguém. Ela se reúne com seu grupo de carteado e pressão política, as Socialaites Socialistas, que lutam pela implantação do socialismo soviético no Brasil e pela volta do feudalismo.
AS COBRAS
Esses répteis são produto da combinação do gosto de Verissimo por quadrinhos com suas limitações como desenhista. Elas foram criadas no começo da censura durante a ditadura militar para dizer em imagens o que não podia ser dito em texto. As Cobras desafiam técnicos de futebol, políticos e até Deus.
FAMÍLIA BRASIL
Um pai trabalhador, uma mãe que é dona de casa, um filho adolescente, um neto pequeno e uma bebê de colo retratam o universo da família brasileira. Com eles, Verissimo retrata situações que quase todo mundo já viveu dentro de casa —desde problemas financeiros até dilemas da educação.
Quer saber mais notícias de fama? Acesse nosso canal no WhatsApp!
UM DOS MAIS LIDOS DO BRASIL
Ao longo de sua longa carreira, Verissimo foi um dos escritores mais lidos do Brasil. Ficou conhecido por suas crônicas e livros cheios de humor e crítica social.
Lembre abaixo alguns dos principais livros de Luis Fernando Verissimo.
'COMÉDIAS DA VIDA PRIVADA' (1994)
Nesse clássico do humor da década de 1990, confissões e casos cômicos ilustram os comportamentos típicos da classe média brasileira. Nas 101 crônicas estão presentes as mesas de bar, as infidelidades, o trágico e o ridículo do cotidiano. Em 1995, o livro foi adaptado para uma série de televisão na Globo.
'O CLUBE DOS ANJOS' (1998)
O livro celebra a fome, chamada pelo autor de "um desejo reincidente". Parte de uma série de romances com vários autores sobre os sete pecados capitais, conta a história de dez homens que se entregam à gula de forma quase animal. Verissimo levanta ainda uma questão filosófica: apreciar a comida é o mesmo que destrui-la.
'COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA' (2001)
Esta coletânea, apresentada e organizada por Ana Maria Machado, traz o mestre do humor sob o olhar de uma das mais talentosas escritoras de literatura jovem do país. "Comédias para se Ler na Escola" busca despertar nos estudantes a paixão pela leitura a partir de crônicas, piadas e fábulas sem moral explícita.
'OS ESPIÕES' (2009)
Este é o primeiro romance que Verissimo considera seu, pois nunca havia escrito no gênero por iniciativa próprio. Em "Os Espiões", ele conta a história de um editor que, ainda na ressaca do final de semana, recebe um manuscrito sobre um amante secreto. A autora é Ariadne, uma mulher desconhecida que intenciona se suicidar após a confissão.
'AS MENTIRAS QUE OS HOMENS CONTAM' (2000) E 'AS MENTIRAS QUE AS MULHERES CONTAM' (2015)
Na mente de Verissimo, todo mundo mente para proteger a harmonia social. Enquanto homens mentem para as mulheres, elas mentem para si mesmas. Os livros reúnem falácias como o menino que diz à mãe que está doente para não ir à aula, os jogadores de pôquer mentem em prol da vitória, a mulher que mente a idade apenas para ouvir que parece mais nova e um homem que conta à sua mulher que a traiu para evitar contar a verdade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar