plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Deputada pede apuração de xenofobia e agressão de paraenses

A Coluna Repórter Diário desta terça-feira (22) ainda destaca como o negacionismo está prejudicando o combate ao coronavírus no interior do Pará, uma ação buscando resgatar cavalos abandonados em Belém e muito mais

Imagem ilustrativa da notícia Deputada pede apuração de xenofobia e agressão de paraenses camera Deputada pediu investigação sobre a agressão de torcedores de Remo e Paysandu agredidos em Santa Catarina | Reprodução

O negacionismo segue puxando para baixo os números da vacinação contra a covid-19 no interior do Estado. Moradores de Castanhal, Santo Antônio do Tauá e Santa Izabel do Pará ainda não completaram o calendário de imunização. A quantidade de pessoas que tomaram a dose de reforço também está abaixo da média nacional. Muita gente deixou de comparecer aos postos, entendendo que as duas doses iniciais são suficientes. O alerta sanitário continua: a maioria dos casos graves da doença ocorre entre pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.

XENOFOBIA

A deputada federal Vivi Reis (PSOL) encaminhou ofício ao procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, pedindo que o Ministério Público Federal apure o caso dos torcedores paraenses agredidos em um bar de Joinville (SC), denunciando a possível ocorrência de crime de xenofobia. Pelo menos dez pessoas foram agredidas por membros da torcida União Tricolor quando acompanhavam pela TV a transmissão do Re-Pa que se realizava em Belém. Partiram para a violência após exigir que os torcedores azulinos e bicolores tirassem as camisas.

ANIMAIS

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público do Estado, via ação civil pública, com tutela de urgência ajuizada pelo promotor Benedito Wilson Corrêa de Sá, em desfavor da Prefeitura de Belém, requerendo providências contra o abandono de cavalos no bairro do Marex. Na decisão, foi determinado que o município realize o recolhimento, o tratamento (se necessário) e a destinação dos cavalos, no prazo de 30 dias, sob pena de multa. O MPPA tomou conhecimento sobre o caso através de reclamação da Associação Cultural do Marex.

MINERAÇÃO

Militar da reserva, Cláudio Barroso Magno Filho, veterano da missão de paz da ONU no Haiti, é o principal elo do banco canadense Forbes & Manhattan (F&M) e suas mineradoras junto à cúpula do governo federal. Sua movimentação, apesar de discreta nos gabinetes de Brasília, tem chamado atenção do meio político e da mídia nacional. Agora, por ação direta de Barroso, a Belo Sun planeja construir a maior mina de ouro a céu aberto do mundo na Volta Grande do Xingu, a mais de 800 quilômetros de Belém.

DESDOBRAMENTOS

O Centro de Apoio Operacional Ambiental (CAO Ambiental) reuniu na última sexta-feira, 18, o Grupo de Trabalho de Barcarena com representantes de algumas comunidades afetadas pelo acidente ocorrido no ano passado na empresa Imerys Rio Capim Caulim, na Vila do Conde, com a presença dos Promotores de Justiça de Barcarena, Renato Belini e Erica Sousa. Os participantes solicitaram apoio no sentido de o Ministério Público do Pará requerer aos órgãos de saúde a realização de levantamentos sobre a saúde das comunidades.

MULHERES

O Comitê Deliberativo de Participação Feminina do Judiciário paraense disponibilizou formulário para cadastramento de mulheres juristas com expertise nas diferentes áreas do Direito. O formulário serve de base para a composição do Repositório de Mulheres Juristas no Judiciário do Pará, que está disponível no site da Biblioteca Digital do TJPA e pode ser consultado como um banco de dados. Mulheres, vinculadas ou não ao Judiciário, podem solicitar inclusão no repositório de artigos, livros e produções científicas da área do Direito.

LINHA DIRETA

Gastos em companhias aéreas (61%) puxaram o crescimento no consumo dos paraenses, entre as classes C e D, de 23,8% em dezembro na comparação com novembro de 2021. Transportes (36%), lojas de roupas (30%), supermercado (15%), hotéis e motéis (10%) também registraram alta.

O levantamento feito pela fintech Superdigital, do grupo Santander, mostra ainda queda nas compras em drogaria e farmácia (-30%), lojas de artigos diversos (-23%), automóveis e veículos (-12%), telecomunicações (-7%) e combustíveis (-6%).

Na noite do último sábado, na Unimed Batista Campos, paciente se revoltou ao ver que, no prontuário da filha, o atendimento foi identificado como “avó estressada” após a sua mãe participar de uma parte do atendimento. A confusão foi formada e o usuário prometeu levar o caso adiante.

O escritor e professor Stéfano Paixão lança hoje (22) o livro “Lá onde o rio se parte em dois - Memórias, patrimônio cultural e tombamento na cidade de Baião”. Será na cafeteria Chez Nous, na rua Jerônimo Pimentel, 188, às 18h.

Primeiro item da pauta de hoje da Alepa, um projeto de lei de autoria do deputado Fábio Figueiras (PSB) propõe a criação de uma “Sessão Azul” de cinema, reservando horários nas salas de cinema às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O senador Jader Barbalho (MDB) confirmou ter recebido o diagnóstico de covid-19 e se recupera bem em casa, onde está cumprindo o isolamento e seguindo as orientações médicas. O senador apresenta sintomas leves e ressaltou que tomou as três doses da vacina.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias