plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
COLUNA DE DOMINGO

Churrascada de Parauapebas pode ir parar no Guiness

Leia este e mais assuntos na coluna de Mauro Bonna, publicada no DIÁRIO DO PARÁ, este domingo (8)

Imagem ilustrativa da notícia Churrascada
de Parauapebas pode ir parar no Guiness camera Aniversário de Parauapebas terá churrascada de parar a cidade | Reprodução

Mangueirão é a bola da vez

Corrida total com a obra do Mangueirão que será fiscalizado pela CBF no dia 22 de junho, para ver se está em condições de receber o último jogo da Seleção antes da Copa. Hoje, registra 70% do cronograma prontos. São 1.130 colaboradores trabalhando dia e noite. No dia da fiscalização atingirá 85% do exigido, chegando a 100% no final de agosto.

Seleção altamente disputada

O último jogo da Seleção Brasileira, antes da Copa do Catar, ocorrerá no dia 22 de setembro, contra a Seleção da Argentina. Além de Belém, que depende do novo Estádio Jornalista Edgar Proença, as arenas de Fortaleza e Manaus reivindicam o jogo. Pior, agora Bolsonaro resolveu mexer os pauzinhos para levá-lo para Brasília.

O sucesso das Usinas da Paz

Foi inaugurada a quarta Usina da Paz na Região Metropolitana, no Benguí. Fruto da parceria entre Helder e Vale, a unidade deverá beneficiar cerca de 96,5 mil pessoas. As outras três UsiPaz estão em pleno funcionamento, levando ações de cidadania, qualificação profissional e o acesso a serviços públicos nas áreas da saúde, da cultura e do esporte aos moradores do Icuí-Guajará, Cabanagem e Nova União. A Vale está finalizando as obras das unidades de Parauapebas e Canaã.

Fiscalização da carne do Pará

O Pará está se preparando para uma auditoria do Ministério da Agricultura, a partir do dia 25. Serão avaliados os controles sanitários e tudo indica que o estado sairá bem. Isso será vital para a abertura de mercados internacionais para a carne paraense, principalmente, nos EUA, Canadá, Indonésia e Malásia. A Adepará está contando com o apoio do Mapa-PA, Faepa, Sindicarne, Uniec e CRMV-PA para o sucesso dessa missão.

Na própria pele

O jornalista e fotógrafo paraense Fernando Diniz comemora em 2022, seis anos de sucesso de seu projeto fotográfico “Na Própria Pele”. Já são mais de 250 ensaios diferentes, retratando cada pessoa o mais natural possível em sua intimidade, sem retoques digitais artificiais. Além de uma série especial dedicada ao Outubro Rosa. Fernando tem o desejo de, em breve, transformar o “Na Própria Pele” em um livro e uma exposição.

Por assinatura

A partir desta segunda, a RR Chevrolet começará a comercializar veículos por assinatura. Uma tendência que atende um público cada vez maior, que deseja apenas utilizar o carro sem ter todas as preocupações como IPVA, revisões, seguros e desvalorização do veículo.

Mãe

Creche por todo o Pará, com 150 unidades espalhadas pelo estado. O projeto muda uma antiga visão de que esse tipo de serviço à população era exclusividade dos municípios. Nelson Chaves, batalhador da causa, festeja esse novo foco implantado por Helder dando melhores oportunidades a 30 mil crianças e suas mães trabalhadoras e humildes.

Arrecadação

Mais um recorde de arrecadação tributária no Pará. Em abril foi de 1,8 bi, um crescimento real de 22%.

Boi

O rebanho bovino do Pará chegou a 23 milhões de cabeças. É o terceiro no país, só perde para o Mato Grosso (32,7) e Goiás (23,6). O Pará tem o maior crescimento com 6,3%.

Inseminação

Helder e Faepa estão trazendo para o Pará, importada da Nova Zelândia, uma máquina para produzir nitrogênio que vai revolucionar o processo de inseminação artificial no Norte. Só existem cinco no Brasil. Será instalada na sede da Embrapa Amazônia Oriental.

Fotografia

A fotógrafa paraense Walda Marques está expondo seu trabalho em Miami. São vários profissionais do Brasil e o tema é “Floresta”. Walda apresenta sua Série Corpo Fértil. Curadoria de Eder Chiodetto.

Vogue

Vai começar a obra do Vogue Nazaré, com 110 apartamentos, na esquina da Conselheiro com Generalíssimo. Seguirá o padrão do Vogue Umarizal, na 14 de Março, e do Vogue Batista Campos, em construção na Caripunas. Projeto de Leonardo Lima. Negócios da Construtora Bruno Miléo e dos investidores Fernando Tavares e César Arbage.

Mais um

Um novo e sofisticado Vogue deverá surgir na estratégica esquina da Padre Eutíquio com Conselheiro, a dois passos da praça Batista Campos.

Fibra

O executivo paraense Sérgio Ribeiro, após 24 anos, acaba de deixar o comando nacional da SKY. Ele foi contratado pelo fundo de investimentos EB Capital e assumiu como CEO a Alloha Fibra, hoje a quarta maior operadora de fibra óptica do Brasil.

Argumento

Ximbinha estará no Argumento nesta segunda. Na pauta: Cabaré do Brega, clássicos paraenses e guitarrada. Às 22h30, na RBA, no site da emissora ou no canal próprio do programa no YouTube.

Maternidade

A cúpula do Grupo Mater Dei, os irmãos Maria Norma, Márcia e Henrique Salvador, chegam hoje a Belém. Amanhã, ao lado de Antônio e Diogo Dias inauguram a moderna maternidade do Hospital Porto Dias.

Churrasco

Para comemorar o aniversário de 34 anos do município de Parauapebas, nesta terça, o prefeito Darci Lermen decidiu oferecer a maior churrascada do mundo, com possibilidade de ir para o Guinness, o livro dos recordes. Serão 20 toneladas de carne, 200 assadores e 500 garçons. No Parque de Exposições para um público estimado em 60 mil pessoas.

Mediterrâneo

Surgirá um sofisticado restaurante mediterrâneo na Quintino, onde funcionou o Aviú, em projeto de Perlla et Jr. A chef Nathalie Furtado vai para uma imersão na Le Cordon Blue agora no dia 17, e retorna no dia 6 de agosto, com tudo pronto.

Greco

Ficou com o grupo de Flávio Beneti, da Greco e Fit, o casarão de esquina da Governador com Generalíssimo. Intermediação Dr. Imóveis.

Distribuição

Arcelo Mital quer mudar o seu CD da BR-316, para área muito maior na Alça Viária, via Dr. Imóveis.

Casório

Lula já virá a Belém, no final do mês, devidamente casado com Janja. A cerimônia ocorrerá no próximo dia 18, em São Paulo. Será o terceiro casamento do ex-presidente, empatando com Bolsonaro.

Tecnologia

O WhatsApp agora permite que até 32 pessoas entrem em uma chamada ao mesmo tempo, tornando-o mais parecido com serviços como Teams, Zoom e Meet.

Feira

Para quem consome produtos cultivados sem agrotóxicos, a Semas vai realizar mais cinco feiras da Agricultura Familiar: nos dias 31 de maio, 29 de junho, 30 de agosto, 30 de setembro, 7 e/ou 28 de outubro, 29 de novembro e 16 de dezembro. Em frente ao prédio da secretaria, no Marco.

Açaí

O plantio de açaí em terra firme ganha cada vez mais adeptos no sul e sudeste paraenses. Isso levou a Embrapa a realizar o curso “Manejo da cultura do açaí em terra firme” para 40 produtores e técnicos no Assentamento 26 de Março, em Marabá.

Forneria

O empresário Ricardo Lucas não faz mais parte da sociedade de A Forneria. O negócio ficou com Soraya Machado.

Ámmar

Na sexta, inauguração do Ámmar, na Wandenkolk com Domingos Marreiros. Promete ser a união perfeita entre bebidas, pratos e petiscos. Negócio de Luiz Paulo Cavalcante e Felipe Melo.

Bambu

A primeira unidade do Coco Bambu na cidade, abrirá em setembro, no mix do Bosque Grão-Pará. O sócio local será o cearense André Lira. O restaurante, já em obras, terá 600 lugares, espaço kids plus, espaço de eventos, bar americano e adega com 600 rótulos.

Grelha

A churrascaria à la carte Santa Grelha e o japonês Ryori abrirão em julho, no mix do Bosque.

Pós

A Faculdade da Amazônia (Faam), em Ananindeua, fará aula inaugural no próximo dia 26, do seu mix de cursos de Pós-Graduação.

Cametá

Na quarta, o Pará estará presente no “Festival Enchefs Brasil”, no Rio. O chef cametaense Manoel Rodrigues fará parte da equipe, apresentando a culinária do Baixo Tocantins. Com ele, as chefs Vanja Rodrigues e Geane Borges.

Verão

O verão de Salvatera promete. Confirmado o Bloco Ilha Folia com a presença do cantor baiano Ricardo Chaves e banda. No dia 23 de julho, com apoio da Pousada dos Guarás.

Remédio

A RS Lobato Distribuidora, do empresário Romário Sampaio Lobato Neto, teve sua licença concedida pela Anvisa para comercialização de medicamentos controlados. Com isso, a empresa tem projeção de 20% de aumento nas vendas para o ano de 2022.

Cartório

Em pesquisa do Ipespe (antigo Ibope), 76% dos brasileiros querem cartórios digitais. O levantamento também revelou que 65% dos brasileiros que utilizam os serviços de cartórios não estão satisfeitos.

Maracanã

O Pará tem 12 Reservas Extrativistas (Resex) Marinhas. Mas a de Maracanã, com 30 mil hectares, sai na frente: será a primeira a elaborar Cadastro Ambiental Rural (CAR). Para isso, a Semas, por meio do programa Regulariza Pará, produzirá cadastro, que servirá de modelo para as demais resex marinhas.

Etnoturismo

Os estados do Norte se unem para fomentar o Etnoturismo na Amazônia. Houve o pré-lançamento do ciclo promocional da RAI - Rotas Amazônicas Integradas de 2022. No Pará as rotas vão ser desenvolvidas em Belém, Altamira e Vitória do Xingu.

Caoa

A produção de veículos da Caoa Chery, em Jacareí (SP), será paralisada e trabalhadores demitidos. Depois de adaptações, a unidade eletrificará todos seus veículos até 2023. A de Anápolis vai continuar produzindo os modelos SUVs Tiggo 5x, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8.

Dívidas

Dados da CNC: em abril, 77,7% das famílias brasileiras estavam endividadas. Cartão de crédito foi o vilão. O número de inadimplentes, também bateu recorde, chegando a 28,6% das famílias.

Fit

A Empório Fit, comandada por Paula Souza, estará na Natural Tech, maior feira de produtos naturais da América Latina, que reúne o setor de produtos naturais, probióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares. O evento acontece de 8 a 11 de junho, em São Paulo.

Tucupi

Pirarucu em três texturas do restaurante Santa Chicória agora é servido com o premiado Tucupi da Manioca, marca paraense que está apresentando o tucupi para o Brasil e para o mundo.

AP

Será nesta sexta, a promoção Burgers e Brejas, na AP, a partir das 18h, ao som do DJ Fernando Azevedo, Renato Rosas e Georocks. Neste mesmo dia, haverá a abertura oficial do tradicional Campeonato de Futebol do clube.

EM ALTA

Feijão

No Aviú do Parque todo sábado tem uma feijoada tropical, com muito sambinha.

Coworking

Regus, a maior empresa de coworking do mundo, deve pousar em Belém. Já está prospectando áreas.

Casta

Começou a obra do restaurante panorâmico que surgirá no Castanheira.

EM BAIXA

Mãe

A greve dos ônibus atrapalhou bastante o varejo nas compras para o Dia das Mães.

Emprego

O “Amazônia 2030” aponta que entre jovens de 18 a 24 anos na região, 42% estão desempregados.

Digital

No “Brazil Lab”, o atraso digital na Amazônia também foi pauta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias