O comandante da missão Artemis II, Reid Wiseman, compartilhou que conversou abertamente com as filhas dele sobre os riscos da viagem espacial que o levará à órbita da Lua. Prevista para está quarta-feira (1°), a expectativa para a decolagem da aeronave que levará a equipe ao espaço é grande.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, Wiseman, de 50 anos de idade, levou as filhas adolescentes, Ellie e Katherine, para um passeio em que apresentou documentos detalhando o que ocorreria caso ele não retornasse à Terra.
Conteúdos relacionados:
- Primeira viagem tripulada ao redor da lua deve ocorrer em 2026
- Artemis II: saiba quem são os astronautas da missão lunar
- Cientistas alertam: rotação da Terra pode levar a dias de 25 horas
Segundo ele, a escolha por realizar esse momento é devido a falta de certeza do que vai acontecer . “Eu disse a elas: ‘Aqui está o testamento, aqui estão os documentos do fideicomisso e, se algo me acontecer, é isso que vai acontecer com vocês’”, afirmou o astronauta. “Eu gostaria que mais pessoas conversassem com suas famílias dessa forma, porque nunca se sabe o que o dia seguinte reserva”, acrescentou.
Pai solo desde a morte da esposa, Carroll Taylor Wiseman, em 2020, devido a um câncer, Reid destacou que as filhas compreendem os riscos da missão. Ele também ressaltou que elas entendem a importância da exploração espacial e o impulso humano de avançar para além do desconhecido.
A Artemis II será a primeira missão tripulada a contornar a Lua desde o programa Apollo, na década de 1970, e a primeira desde a Apollo 17, em 1972. O voo terá como objetivo testar os sistemas da nave Orion e preparar futuras expedições, e deve ter duração aproximada de dez dias, sem pouso.
Além de Wiseman, a missão contará com os astronautas Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen. O grupo passará mais de uma semana em espaço profundo, enfrentando condições mais extremas do que na órbita terrestre.
Quer mais de Curiosidades e outros assuntos? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O lançamento também marcará a estreia tripulada do foguete Space Launch System (SLS), de cerca de 32 andares de altura. O equipamento já havia realizado um teste não tripulado quatro anos atrás e, segundo responsáveis, está em boas condições após reparos recentes. A cápsula Orion será lançada a bordo do SLS.
De acordo com a NASA, há cerca de 80% de chance de condições climáticas favoráveis para o lançamento. A preparação das famílias dos astronautas tem sido tratada como parte essencial da missão, com conversas abertas sobre riscos, organização de planos de contingência e encontros para fortalecer a rede de apoio
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar