plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TODO CUIDADO É POUCO

Conheça alimentos surpreendentes que podem causar overdoses

Alimentos e bebidas comuns podem causar intoxicação grave se consumidos em excesso

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Conheça alimentos surpreendentes que podem causar overdoses camera Alimentos saudáveis? Nem sempre são assim. | Reprodução/Freepik

Você pode nunca ter fumado ou bebido uma gota de álcool, mas isso não significa que está imune aos riscos de uma overdose. Surpreendentemente, alguns alimentos e bebidas que fazem parte da nossa rotina podem se tornar perigosos quando consumidos em excesso, alguns, inclusive, com potencial para causar danos graves ou até a morte.

Conteúdo Relacionado

Produtos tidos como saudáveis, como cenoura, chá preto e até banana, podem afetar o organismo quando ingeridos em grandes quantidades. É o caso da carotenemia, condição causada pelo consumo excessivo de betacaroteno presente na cenoura, que provoca alterações na cor da pele. Já o chá preto, se consumido em excesso, pode sobrecarregar os rins devido à alta concentração de oxalato.

Cheia de vitaminas, minerais e fibras, a cenoura demais pode trazer problemas
📷 Cheia de vitaminas, minerais e fibras, a cenoura demais pode trazer problemas |(Reprodução/Shutterstock)

A cafeína também exige cuidado: mais de 600 mg por dia, o equivalente a várias xícaras de café, pode causar tremores, arritmias e insônia. Em casos extremos, o excesso pode desencadear um ataque cardíaco.

O bom e velho café preto é um dos queridinhos, mas em excesso pode resultar num ataque cardíaco
📷 O bom e velho café preto é um dos queridinhos, mas em excesso pode resultar num ataque cardíaco |(Reprodução/Shutterstock)

Outros exemplos chamam atenção: a ingestão exagerada de vitamina D pode levar à intoxicação por acúmulo no fígado; o sushi de atum, consumido em excesso, pode aumentar perigosamente os níveis de mercúrio no organismo; e a carambola, inofensiva para a maioria, pode provocar insuficiência renal aguda em quem já tem problemas nos rins.

Até mesmo a água, nossa aliada mais básica da saúde, pode se tornar letal se ingerida em grandes volumes em pouco tempo. Esse fenômeno é chamado de intoxicação por água ou hiponatremia, e já causou mortes em situações como desafios de ingestão ou entre atletas de resistência.

A água talvez seja a mais recomendada, pelo menos 2 litros ao dia, mas se exagerar pode sofrer uma intoxicação
📷 A água talvez seja a mais recomendada, pelo menos 2 litros ao dia, mas se exagerar pode sofrer uma intoxicação |(Reprodução/Shutterstock)

E a lista continua:

  • Noz-moscada, em doses elevadas, pode causar alucinações e até psicose.
  • Sementes de maçã, se trituradas e consumidas em grande número, liberam cianeto.
  • Alcaçuz, se consumido com frequência, pode desencadear arritmias cardíacas.
  • Chocolate, apesar de ser uma delícia, contém teobromina, que pode ser tóxica em grandes quantidades.
  • E o popular kombucha, embora cheio de probióticos, pode trazer riscos para pessoas com saúde debilitada ou se estiver mal fermentado.

Quer saber mais de curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A mensagem por trás de tudo isso é clara: mesmo alimentos aparentemente inofensivos podem causar efeitos adversos se consumidos sem moderação. O segredo, como dizem os nutricionistas, está no equilíbrio, e em conhecer bem os limites do nosso corpo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias