plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DESAPARECIDO HÁ 170 ANOS

Naufrágio que matou 16 pessoas no século 19 é encontrado

Restos do Koning William de Tweede, que transportou imigrantes chineses, foram localizados por pesquisadores australianos no fundo da Baía de Guichen

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Naufrágio que matou 16 pessoas no século 19 é encontrado camera Pesquisadores encontraram os destroços | Reprodução/Facebook (Australian National Maritime Museum)

Após quase 170 anos desaparecido, o navio holandês Koning William de Tweede teve seus destroços identificados por pesquisadores na costa sul da Austrália, próximo à Baía de Guichen.

A embarcação de 800 toneladas naufragou em junho de 1857, pouco depois de desembarcar cerca de 400 imigrantes chineses na cidade de Robe, durante o período da corrida do ouro na era vitoriana.

Conteúdo Relacionado

Na tragédia, dos 25 tripulantes a bordo, 16 morreram afogados. Seus corpos foram enterrados nas dunas de Long Beach, segundo registros históricos da época.

A investigação foi conduzida por uma equipe do Museu Marítimo Australiano, em parceria com a Fundação Silentworld, o Departamento de Meio Ambiente e Água da Austrália do Sul (DEW) e a Universidade Flinders.

As buscas, iniciadas antes da pandemia de Covid-19, envolveram análise de documentos históricos e o uso de magnetômetros marinhos, que detectam concentrações de ferro sob a areia do leito marinho.

Em 2022, já havia indícios da descoberta após a identificação de partes do molinete (guincho) do navio. No entanto, a confirmação definitiva só veio em março de 2025, com novos mergulhos e análises. “A profundidade e o comprimento da anomalia magnética eram compatíveis com os registros do navio”, afirmou o pesquisador James Hunter à ABC News.

A baixa visibilidade subaquática foi um dos principais desafios da missão. A areia do fundo do mar se agita facilmente, formando uma “tempestade submarina” que dificulta o trabalho dos mergulhadores. Essa característica, segundo os estudiosos, também pode ter contribuído para o encalhe da embarcação.

Para os pesquisadores, a descoberta representa mais do que a localização de um naufrágio. Segundo Mark Polzer, porta-voz do DEW, o navio é um símbolo importante da migração chinesa à Austrália, em um período marcado por restrições e impostos aos imigrantes.

Muitos dos que chegaram a Robe caminharam até os campos de ouro de Victoria para evitar cobranças impostas a quem desembarcasse diretamente em Melbourne.

Quer saber mais de curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A expectativa é que, com futuras explorações, mais artefatos sejam recuperados e ajudem a reconstituir aspectos da vida a bordo do navio e das comunidades envolvidas nessa jornada histórica.

Veja as imagens:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias