
Usar detergente de cozinha para lavar o carro pode parecer inofensivo, mas o hábito comum pode causar danos para a lataria. Embora prático e fácil de ser encontrado, o produto não foi feito para esse tipo de uso e aos poucos vai danificando o brilho e a proteção da pintura do veículo.
O detergente é formulado para remover gorduras pesadas de utensílios domésticos, como panelas e pratos, por isso possui agentes de limpeza bastante agressivos. Quando usado para a limpeza de veículos, ele retira não só a sujeira, mas também a cera protetora que recobre a pintura e atua como escudo contra riscos, manchas e o desbotamento natural causado pelo sol e pela poluição.
Dessa forma, o contato frequente com esse tipo de produto pode comprometer o verniz presente na pintura dos carros, tornando a superfície opaca e cheia de manchas. A longo prazo, isso facilita o processo de oxidação da lataria e aumenta o risco de ferrugem, desvalorizando o veículo na hora da revenda.
Conteúdos relacionados:
- Fim do limo: dicas infalíveis para limpar e evitar sujeira no banheiro
- Aprenda como gelar sua cerveja em apenas 5 minutos
- Como limpar o ventilador de forma rápida e eficiente com saco plástico
Além disso, como o detergente doméstico não contém agentes lubrificantes, ele aumenta o atrito durante a lavagem. Por isso, a cada esfregada com esponja ou pano, você pode estar criando microarranhões. Esses riscos finos, visíveis apenas sob a luz, acumulam-se e tiram o brilho original do carro com o tempo.
Plásticos e borrachas, como vedadores e para-choques, também sofrem com o uso do detergente de cozinha. Eles ficam mais ressecados e esbranquiçados, podendo até rachar com o uso contínuo do produto.
Qual produto usar na lavagem do carro?
No mercado há produtos específicos e acessíveis para a limpeza correta do carro. Os shampoos automotivos têm pH neutro e ingredientes que limpam de forma eficiente, sem agredir a cera ou o verniz do veículo. Eles também produzem bastante espuma, o que reduz o atrito e deixam um aroma agradável.
Além disso, existem versões de shampoos automotivos para diferentes necessidades, desde os modelos tradicionais, indicados para quem usa o carro no dia a dia, até opções mais específicas para pinturas foscas ou com proteção cerâmica. Também há shampoos com maior poder de limpeza para veículos muito sujos, mas que ainda respeitam os limites da pintura.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar