plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
AO AR LIVRE

Passeio terapêutico reforça cuidado integral no Pronto-Socorro Estadual

No Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, iniciativa da equipe multiprofissional alia reabilitação física, saúde mental e humanização do tratamento hospitalar.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Passeio terapêutico reforça cuidado integral no Pronto-Socorro Estadual camera Acompanhado por equipe multiprofissional, paciente vivencia momento de bem-estar durante passeio terapêutico no Pronto-Socorro Estadual. | Divulgação

Sentir o tempo passar além das paredes, perceber o vento no rosto e o calor do sol como parte da vida cotidiana são experiências simples que ganham outro peso quando a rotina é marcada pela internação prolongada. Em ambientes hospitalares, gestos aparentemente comuns podem se transformar em ferramentas potentes de cuidado, capazes de resgatar memórias, afetos e a própria noção de pertencimento ao mundo fora do leito.

Foi esse o impacto do primeiro passeio terapêutico de Victor Hugo Gomes Costa, de 40 anos, morador do bairro da Pedreira, em Belém, paciente de longa permanência do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM). A atividade ao ar livre, realizada na última quinta-feira (8), permitiu que ele voltasse a experimentar sensações que faziam parte de sua rotina antes da hospitalização, como o contato direto com o ambiente externo, sob acompanhamento cuidadoso da equipe multiprofissional da unidade.

CONTEÚDO RELACIONADO

A iniciativa partiu do Serviço de Fisioterapia e contou com a integração de diferentes áreas do hospital. Para a psicóloga Thais Pamplona, o passeio terapêutico vai além do benefício físico. "Esse tipo de ação fortalece o vínculo com o paciente e transmite segurança. Ele passa a se sentir visto como um todo, e não apenas pelo diagnóstico", avaliou, ao destacar o envolvimento coletivo da equipe na promoção do bem-estar de Victor Hugo.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

COMPLEMENTO AO TRATAMENTO TRADICIONAL

De acordo com o médico clínico Elias Salviano, responsável pelo acompanhamento do paciente, Victor Hugo apresenta múltiplas sequelas decorrentes de diabetes e hipertensão, além de perda visual avançada. Durante a internação, houve avanços no processo de reabilitação, especialmente na mobilização dos membros superiores, embora ainda existam limitações nos membros inferiores, no equilíbrio e na capacidade de se manter em pé. "Além das questões clínicas, há também uma grande limitação social, que precisa ser considerada no tratamento", explicou.

Segundo o médico, o passeio terapêutico tem respaldo científico e funciona como um complemento importante ao tratamento tradicional. "O contato com o sol e com o ambiente externo atua tanto no aspecto psicológico quanto físico. Por isso, a atividade foi cuidadosamente planejada, com suporte das equipes de psicologia, fisioterapia e infectologia, garantindo segurança para o paciente e para todos os envolvidos", pontuou.

AUTOESTIMA E HUMANIZAÇÃO

No PSRM, os passeios terapêuticos fazem parte da rotina desde o primeiro ano de funcionamento da unidade. Realizados mediante autorização médica e avaliação de critérios clínicos, eles contribuem para a redução do estresse e da ansiedade, fortalecimento da autoestima e humanização do atendimento hospitalar. Quando o quadro do paciente permite, a atividade também favorece a interação social e amplia a sensação de liberdade e esperança durante o período de internação.

Para a coordenadora do Serviço de Reabilitação do PSRM, fisioterapeuta Jéssica Teixeira, o diferencial está em enxergar o paciente para além do processo de reabilitação física. "Com a liberação das equipes médica, de nutrição e enfermagem, conseguimos proporcionar um momento que envolveu banho de sol e apreciação da paisagem. É uma iniciativa simples, mas que melhora significativamente a qualidade da internação", afirmou, destacando a satisfação demonstrada por Victor Hugo após o atendimento ao ar livre.

SERVIÇO:

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) integra a rede pública de saúde do Governo do Pará e é administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade funciona 24 horas, na Avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, com atendimento a urgências e emergências clínicas, além de demandas reguladas, incluindo especialidades cirúrgicas como geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, com realização de procedimentos minimamente invasivos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias