plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SÍMBOLOS DE LIMPEZA

Gatos dominam as ruas da cidade-sede do Mundial de Clubes

Mascote do Mundial de Clubes 2023, Haddaf, reflete a presença marcante de gatos nas ruas de Jidá, na Arábia Saudita.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Gatos dominam as ruas da cidade-sede do Mundial de Clubes camera Gato em uma rua de Jidá, Arábia Saudita, sede do Mundial de Clubes 2023. | Alexandre Araújo/UOL

Haddaf, o simpático gato da areia escolhido como mascote do Mundial de Clubes 2023, não é apenas uma representação simbólica nos cartazes do torneio. Em uma caminhada pelas ruas de Jidá, na Arábia Saudita, é possível encontrar a presença real de gatos em diversas localidades, tornando-se uma parte intrínseca do cenário urbano.

Na Fifa Fan Zone de Al Balad, uma das regiões históricas da cidade, um gato chama a atenção, destacando-se entre os fãs e visitantes.

CONTEÚDO RELACIONADO

No contexto do islamismo, os gatos são admirados pela limpeza, e muitos muçulmanos optam por tê-los como animais de estimação. Em contraste, os cachorros são frequentemente utilizados para caça ou segurança, mas ainda assim, alguns são criados como pets por aqueles que desafiam a norma.

Quer saber mais notícias do Mundial de Cliubes? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Desse modo, a presença marcante desses animais destaca a coexistência entre a cultura local, as práticas religiosas e a atenção crescente à proteção e bem-estar dos gatos abandonados em Jidá.

Entretanto, a crescente população de gatos nas ruas também levanta preocupações. Muitos desses felinos são abandonados ou fogem, o que motivou a criação de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de adoção na cidade.

Em Al Balad, há caixas providenciando ração, identificadas com a logomarca do Ministério da Cultura, buscando auxiliar na alimentação dos gatos de rua.

Caixa de ração em uma rua do bairro de Al Balad com o símboilo do Ministério da Cultura saudita.
📷 Caixa de ração em uma rua do bairro de Al Balad com o símboilo do Ministério da Cultura saudita. |Alexandre Araújo/UOL

De qualquer forma, enquanto Haddaf brilha nos holofotes do Mundial de Clubes, os gatos comuns encontram seu próprio lugar nas ruas da cidade, refletindo uma tentativa de encontrar a harmonia entre o tradicional e o contemporâneo.

Cartaz com Haddaf, o mascote do Mundial de Clubes 2023, no aeroporto internacional de Jidá.
📷 Cartaz com Haddaf, o mascote do Mundial de Clubes 2023, no aeroporto internacional de Jidá. |Alexandre Araújo/UOL
Gato dorme tranquilamente em uma mesa no bairro de Al Balad, em Jidá.
📷 Gato dorme tranquilamente em uma mesa no bairro de Al Balad, em Jidá. |Alexandre Araújo/UOL

VEJA MAIS:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias