plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ANIMAL HISTÓRICO

'Peixe-vampiro' da era dos dinossauros é fotografado em rio

Há duas décadas que não se avistava uma espécie desses animais, que vivem há mais de 200 milhões de anos na Terra

Imagem ilustrativa da notícia 'Peixe-vampiro' da era dos dinossauros é fotografado em rio camera Representação de uma lampreia | Pen News / Sean Connolly

Um animal que vive desde o tempo dos dinossauros foi avistado na Austrália. O detalhe é que a última aparição desse bicho foi há 20 anos. Quem teve a sorte de fazer o registro raro foi Sean Blocksidge, guia turístico em Margaret River, na Austrália.

O animal se trata de uma lampreia, criatura parecida com uma enguia sem mandíbula e que evoluiu há milhões de anos atrás. Ganhou o apelido também de “peixe-vampiro” por se alimentar do sangue de suas presas. As informações são do jornal The Mirror.

Sean, 49, disse que a missão é igualada ao procurar o Yeti ou o monstro do Lago Ness. Ele conta que já ouviu lendas locais sobre lampreias migrando para cachoeiras das proximidades. Após 20 anos de pesquisa, ele conseguiu encontrar uma pela primeira vez.

“Foi um momento surreal. Eu tinha ouvido tantas histórias dos veteranos sobre como as lampreias costumavam migrar aos milhares pelas cachoeiras. Mas não os vemos em nosso sistema Margaret River há mais de uma década”, disse Sean. “Estou no rio todos os dias, em ronda, com canoas e sempre esperando encontrar uma, mas hoje foi meu dia de sorte” comemorou.

“Sim, fiquei animado por saber que eles ainda estão aqui”, relatou o guia turístico.

Sean encontrou a espécie em Yalgardup Falls, onde ele guiava um grupo de turistas e decidiram para no local para refletir sobre a história aborígene e europeia.

Animal possui olhos azuis e é ameaçado de extinção
📷 Animal possui olhos azuis e é ameaçado de extinção |Pen News / Sean Blocksidge

“Eu olhei para a água e parecia um longo tubo azul, na parte rasa. Pareceu um pouco estranho, pois não colocamos nenhum lixo no rio. Desci para olhar mais de perto e descobri outra meia dúzia de 'tubos' tentando subir a cachoeira”, relembra o guia, que se surpreendeu ao ver que era a espécie de lampreia-de-bolsa que ele procurava há 20 anos.

Ele acrescentou: “O grupo de turismo ficou emocionado. Eles rapidamente perceberam a importância de vê-los, uma vez que explicamos como eles eram raros”.

A lampreia-de-bolsa passa a infância na água doce, antes de migrar rio abaixo para o mar, onde passa sua vida adulta se alimentando de outros peixes.

Mais tarde, eles retornam aos rios para desovar e morrer.

Lampreia avistada por Sean
📷 Lampreia avistada por Sean |Pen News / Sean Blocksidge

Segundo Sean, "elas se parecem com uma enguia. Têm uma boca horrível, como dinossauros, cheia de dentes, que agarram. Mas, no geral, são criaturas muito bonitas com olhos azuis iridescentes, guelras bastante óbvias e um corpo longo e esguio”, acrescentou.

As lampreias correm risco serem extintas devido às mudanças climáticas e ao aumento da salinidade nas águas onde se reproduzem, de acordo com a emissora nacional da Austrália, ABC.

“Eles são dinossauros vivos e existem há mais de 200 milhões de anos, mas estão enfrentando sérios problemas com a mudança climática. Nosso sistema fluvial secou em mais de 20% nas últimas duas décadas e acredita-se que isso esteja afetando sua população. Curiosamente, foi um inverno muito chuvoso este ano e as lampreias obviamente sabiam que era um bom ano para migrar para o sistema novamente”, explicou Sean.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias