Lembra da fumaça preta que chamou atenção do público e dos internautas, durante o desfile dos blindados e tanques dos Fuzileiros Navais da Marinha, em Brasília, para o presidente Jair Bolsonaro? Pois é, o assunto deu o que falar e continua rendendo. As informações são do UOL.
Sob tensão política, Bolsonaro exibe tanques de guerra
Lata velha? Veja os memes do desfile militar de Brasília
Mas, afinal, qual o motivo da fumaça preta que saiu do tanque SK-105A2S Kürassier, um dos principais veículos da passagem? A gente te adianta que o modelo em questão foi produzido na Áustria e já usado por diversos governos e exércitos ao redor do mundo.
FUMACÊ VIROU ATÉ MEME
O que deveria ser uma demonstração de força do presidente, acabou virando motivo de chacota para muitos brasileiros, que não pouparam nas zoações e memes.
Antes de tudo, é importante ressaltar que o tipo de fumaça e aquela proporção, apenas motores a diesel produzem. E esse é o caso da motorização do SK-105A2S Kürassier: um motor 6 cilindros, diesel, de 320 cv originais. Ou seja, em motores mais antigos, como é o caso desse, é normal soltar fumaça.
Segundo o especialista em motores da Takao, Maurício Ferrareis, os motivos são porque a regulamentação em cima dos motores a diesel e a emissão de poluentes não era tão restrita como hoje por meio de programas como o Proconve e o Euro e, quando a fumaça está em um nível tão alto quanto o apresentado é um sinal de motor fora da especificação original.
Desfile de tanques dura 10 minutos em Brasília
O especialista explica que, neste último caso, isso significa que a mistura entre óleo diesel e ar está mais rica do que deveria e, geralmente ocorre em um motor a diesel quando ele teve um novo ajuste ou foi preparado para entregar mais potência.
Ferrareis ressalta que, "no caso de veículos militares, além de não ter a preocupação em usar catalisador, geralmente são motores de linha de algum fornecedor que acabam recebendo ajuste para entregar mais potência para lidar com todo o peso do tanque ou blindado"
Outras questões que podem gerar tal "fumacê", de acordo com o especialista, é o uso de diesel de baixa qualidade ou até mesmo de diesel velho ou algum problema na bomba de combustível ou bico de injeção, ressaltando que nesse caso, geralmente a fumaça é branca e não preta, como a que foi saiu do tanque dos Fuzileiros Navais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar