O debate sobre proteção de menores nas redes sociais teve grande repercussão nos últimos meses com aplicativos tomando medidas para proteger crianças e adolescentes.
O WhatsApp está desenvolvendo novos recursos voltados ao controle parental, com o objetivo de ampliar a segurança de crianças e adolescentes que utilizam o aplicativo. A principal novidade é a criação de contas secundárias, que poderão ser vinculadas ao perfil de pais ou responsáveis legais e terão acesso limitado às funcionalidades do mensageiro.
De acordo com informações identificadas na versão beta 2.26.1.30 do aplicativo, o sistema permitirá que os responsáveis façam a gestão dessas contas com configurações mais restritivas, voltadas à proteção de usuários menores de idade.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Entre as principais características previstas, as contas secundárias terão, por padrão, restrições mais rígidas de contato. Os menores poderão receber mensagens apenas de pessoas já conhecidas, enquanto todas as conversas continuarão protegidas pela criptografia de ponta a ponta — sem acesso ao conteúdo das mensagens nem mesmo por pais ou tutores.
A proposta do novo recurso é oferecer supervisão sem comprometer a privacidade. Os responsáveis poderão acompanhar informações gerais, como o tempo de uso do aplicativo e eventuais alterações nas configurações, mas não terão acesso direto às mensagens trocadas. A iniciativa também busca incentivar o diálogo entre pais e filhos sobre temas como segurança digital, privacidade e uso consciente da tecnologia.
Quer mais notícias de tecnologia? Acesse nosso canal no WhatsApp
Além de reforçar a proteção de jovens usuários, o sistema de contas secundárias deve ajudar o WhatsApp a cumprir exigências legais que condicionam o uso do aplicativo por menores à autorização de responsáveis. Ainda não há uma data oficial para o lançamento da funcionalidade, que segue em fase de desenvolvimento. A expectativa é que a novidade seja integrada à interface do app de forma simples e intuitiva.
Enquanto isso, a plataforma também chama atenção para outros temas de segurança, como golpes que utilizam ferramentas legítimas para sequestrar contas e as mudanças previstas para a versão Web do aplicativo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar