
Com objetivo de aumentar o controle sobre os conteúdos produzidos pelos jovens na internet, a Meta, empresa responsável pelas plataformas Instagram, Facebook e Messenger, anunciou novas medidas de restrição para contas de adolescentes.
A principal mudança é que, a partir de agora, adolescentes no Brasil não poderão fazer transmissões ao vivo (lives) no Instagram sem a autorização prévia dos pais ou responsáveis.
Por que essas restrições?
A Meta tem sido alvo de críticas e processos legais em diversos países, especialmente nos Estados Unidos, onde foi acusada de influenciar negativamente a saúde mental e o comportamento de jovens, por meio de vícios e conteúdos potencialmente prejudiciais. Por isso, a empresa tem implementado novas medidas para oferecer maior proteção e controle para os responsáveis por adolescentes que utilizam suas plataformas.
Conteúdos relacionados:
- Veja as novas regras do Instagram para adolescentes no país!
- Menores de 16 anos só usarão Instagram com autorização
Como vai funcionar
Lives e Proteções contra Nudez: A partir de agora, adolescentes com menos de 16 anos que tiverem uma conta de adolescente ativada no Instagram não poderão fazer transmissões ao vivo ou desativar as proteções contra imagens suspeitas de nudez, a não ser que possuam a autorização explícita de seus pais ou responsáveis.
Desfoque de Imagem: O recurso de desfoque automático de imagens suspeitas será ativado nas mensagens diretas (DM) do Instagram, para dificultar o compartilhamento de fotos sensíveis entre os jovens.
Filtros mais rigorosos: Desde fevereiro deste ano, as contas de adolescentes passaram a ser automaticamente restringidas. Com isso, esses usuários têm filtros mais rigorosos, o que limita a visualização de conteúdos sensíveis, como posts sobre violência ou temas que possam contribuir para transtornos alimentares.
Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Outros recursos da conta de adolescente
Além das mudanças anunciadas, a Meta já implementou outras medidas para proteger os jovens nas suas plataformas, como:
Modo Noturno: As notificações serão silenciadas entre 22h e 7h, garantindo mais privacidade durante a noite.
Controle Parental: Os pais poderão supervisionar as contas dos filhos, com a possibilidade de definir limites de uso diário e aprovar ou negar alterações nas configurações de privacidade.
Interação Restrita: Apenas seguidores poderão marcar adolescentes em posts ou stories. Além disso, o Instagram filtra palavras relacionadas a bullying nos comentários e mensagens diretas.
Limite de Uso: Um aviso será emitido quando o usuário atingir 60 minutos de uso da plataforma.
Conversas Limitadas: Os adolescentes poderão interagir apenas com seguidores em mensagens diretas, restringindo o alcance das conversas a pessoas que já conhecem.
Essas mudanças fazem parte do esforço contínuo da Meta para aumentar a segurança e o bem-estar de adolescentes nas suas plataformas, ao mesmo tempo em que oferece aos pais mais ferramentas de controle sobre o que seus filhos acessam e compartilham online.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar