plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Proteja seus dados em caso de furto de celular

Existem ações que devem ser feitas antes ou depois de ter o aparelho roubado para evitar danos maiores, sendo que algumas devem ser feitas rapidamente. Saiba o que fazer para evitar maiores dores de cabeça.

Imagem ilustrativa da notícia Proteja seus dados em caso de furto de celular camera Os especialistas apontam ainda que existem medidas simples que ajudam a evitar que os criminosos consigam usar os celulares como ferramentas para obter dinheiro ou dados das vítimas. |

Os relatos diários de pessoas que tiveram seus celulares furtados ou roubados são motivo de preocupação para cidadãos espalhados por todo o país. Com o aparelho em mãos, os criminosos podem acessar contas bancárias, redes sociais, efetuar transações financeiras e roubar dados pessoais, causando sérios prejuízos à vítima.

Então, o que é possível fazer para proteger o conteúdo do celular em caso de roubo ou furto? Segundo os especialistas ouvidos pela reportagem, algumas ações são fundamentais para tentar evitar danos maiores do que o inicial, que é a perda do telefone. “Se seu celular foi furtado, roubado ou você o perdeu, a primeira coisa que deve ser feita é ligar para a sua operadora, informar o que aconteceu e pedir o bloqueio do seu chip. Você também deve passar o IMEI do seu celular e pedir o bloqueio do aparelho”, afirma Raphael Tedesco, gerente de alianças em cibersegurança da NSFOCUS naAmérica Latina.

O IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) é o número de identificação do seu telefone. Ele é único e pode ser encontrado na caixa original do celular. Também é possível descobrir qual o IMEI do seu aparelho ao acessar as configurações do dispositivo ou ao digitar o código *#06# no teclado do telefone como se estivesse fazendo uma ligação. O número aparecerá na tela.

Para Thiago Bordini, chefe de inteligência cibernética da Axur, empresa de segurança digital, o passo seguinte deve ser trocar sua senha de acesso do ID do Google ou da Apple. “É necessário trocar as senhas, principalmente, dos e-mails e das contas da Apple, para Iphones, ou do Google, para Android, para evitar que os criminosos realizem alterações de senhas ou de configurações do celular e dos aplicativos instalados no aparelho”, diz Bordini.

Também é possível bloquear ou apagar os dados do celular de forma remota por meio dos sites android.com/find ou icloud.com. Outra providência importante a ser tomada é entrar em contato com o banco do qual é cliente, informar que teve seu aparelho furtado ou roubado e solicitar imediatamente o bloqueio do seu aplicativo e de seus cartões para evitar que os criminosos efetuem transações ou compras em seu nome.

Bordini indica ainda que as ações para bloqueio do chip, celular e das contas devem ser realizadas o mais rápido possível. “Essas atitudes precisam ser tomadas o mais rápido que a pessoa puder. Talvez em dez ou quinze minutos. Não é possível demorar muito porque pode ser tarde demais. Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência porque será ele quem vai te resguardar de problemas futuros, de repente uma cobrança indevida, de um bem contratado em seu nome. Com o B.O. você consegue provar que foi furtado, que não foi você quem fez aquilo”, diz o chefe de inteligência cibernética da Axur.

PREVENÇÃO

Os especialistas apontam ainda que existem medidas simples que ajudam a evitar que os criminosos consigam usar os celulares como ferramentas para obter dinheiro ou dados das vítimas. Tanto Tedesco quando Bordini não aconselham os usuários a deixarem cadastrado o próprio número para receber SMS como fator secundário para autenticação de contas.

“Você pode manter um celular extra que tenha o mesmo sistema operacional do que você usa diariamente. Pode ser aquele aparelho mais antigo, que você não usa mais. Em vez de vendê-lo, deixe-o guardado com um chip apenas para fazer essas autenticações por SMS de contas e-mails, token de criptomoedas. Assim, se o criminoso tentar redefinir alguma senha, a mensagem chegará em outro celular e ele não vai conseguir atingir seu objetivo”, afirma Tedesco.

Bordini afirma que é possível utilizar aplicativos que criam um número de telefone virtual para realizar essa autenticação em dois fatores. “Você pode usar o número virtual gerado pelos aplicativos apenas para autenticação de contas de e-mail, redes sociais, WhatsApp. Assim, se você tiver o celular roubado, você pode ter acesso a esse aplicativo e evitar que a mensagem de SMS chegue à pessoa que está em posse do seu celular”, diz o especialista.

OUTRAS DICAS

* Atualize o software e os aplicativos do celular com frequência

* Utilize senhas complexas que misturem letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos

* Não deixe senhas anotadas em aplicativos do aparelho

* Evite baixar aplicativos que serão pouco utilizados, mas que dão acesso a informações importantes como contas de investimentos

* Não armazene imagensde cartões bancários

* Evite a utilização de recursos que completem senhas

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias