plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SAIBA COMO FUNCIONA

Vacina contra câncer de pele reduz em 49% risco de morte

ombinação do imunoterápico Keytruda com nova vacina mRNA mostra eficácia duradoura em pacientes de alto risco

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vacina contra câncer de pele reduz em 49% risco de morte camera Vacina ajuda a reduzir em quase 50% risco de morte | Reprodução

Pesquisadores da Moderna e da MSD divulgaram, na última terça-feira (20) resultados animadores para o combate ao melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. Um estudo clínico com cinco anos de acompanhamento mostrou que a vacina personalizada mRNA-4157 (V940), quando combinada com o imunoterápico Keytruda, pode reduzir significativamente o risco de retorno da doença em pacientes de alto risco.

O teste envolveu 157 pacientes nos estágios III e IV do melanoma, todos submetidos à cirurgia para remover o tumor. O acompanhamento revelou que o tratamento combinado reduziu em 49% o risco de recorrência ou morte, em comparação com o uso isolado do Keytruda. Além disso, a resposta imunológica se manteve ao longo de todo o período de observação.

Conteúdo Relacionado

A vacina funciona de forma personalizada, utilizando o sequenciamento genético do tumor de cada paciente para treinar o sistema imunológico a identificar e atacar especificamente as células cancerígenas. O estudo não apontou novos efeitos adversos relevantes, reforçando a segurança da combinação.

Especialistas destacam que o avanço representa um marco no uso de vacinas terapêuticas contra tumores sólidos, oferecendo esperança a pacientes que enfrentam o melanoma avançado, conhecido por seu alto potencial de metástase. A fase final dos testes clínicos, iniciada em 2023, deve ser concluída apenas em 2030, mas os dados já indicam resultados promissores.

Quer saber mais de saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp

No Brasil, o melanoma representa cerca de 4% das neoplasias malignas da pele, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), reforçando a importância de tratamentos inovadores que possam reduzir a mortalidade e a recorrência da doença.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias