
Perder um documento importante ou precisar de uma segunda via para muitos pode representar um motivo de preocupação, especialmente quando isso envolve deslocamentos até o cartório, filas e espera. Contudo, uma medida permite com que os cidadãos de qualquer lugar do país possam emitir pela internet certidões de nascimento, casamento, óbito e até mesmo de natimorto, com validade jurídica garantida, de forma prática, segura e sem sair de casa.
A iniciativa faz parte do avanço da digitalização dos serviços públicos no Brasil. A emissão é feita por meio do site oficial registrocivil.org.br, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
Conteúdos relacionados:
- TRT8 amplia acesso à Justiça com Pontos de Inclusão Digital
- Governo muda regras para antecipação do saque-aniversário do FGTS
- Benefício para os trabalhadores CLT pode chegar a R$ 313 por mês
As certidões são geradas em formato PDF, com assinatura digital certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Trata-se de uma imagem fiel da certidão impressa, com a mesma validade legal. No entanto, vale destacar que a versão digital não pode ser impressa, pois, nesse formato, ela perde a validade jurídica.
O processo para emissão é simples e pode ser realizado de três formas: utilizando a conta do Gov.br, com cadastro na própria plataforma ou por meio de um certificado digital ICP-Brasil. Após preencher os dados solicitados, o sistema gera um boleto para pagamento da taxa correspondente ao serviço. Os valores variam conforme o tipo de certidão e podem ser pagos via Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Ao concluir a solicitação, o cidadão pode escolher entre receber o documento digital diretamente por e-mail, retirá-lo presencialmente no cartório indicado ou recebê-lo pelos Correios. A possibilidade de escolha garante maior comodidade, especialmente para quem precisa do documento com urgência ou mora em regiões distantes dos cartórios.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar