
Integradas ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado do Pará, as Usinas já realizaram mais de 9,7 milhões de atendimentos desde a inauguração da primeira unidade, em 2021, conforme levantamento da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) até o primeiro semestre deste ano.
Leia também
- Família pede ajuda para localizar jovem artista desaparecida
- Novo Sesc Doca abre as portas com arte e ampliação de serviços ao público
A expectativa é de que esse número continue crescendo, com a oferta de dezenas de serviços públicos e cursos gratuitos em diversas áreas – da formação profissional ao bem-estar físico e mental.
Quer receber mais notícias do Pará e do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
No total, são mais de 70 atendimentos oferecidos gratuitamente à população, entre emissão de documentos, atendimentos médicos e odontológicos, orientação jurídica, atividades esportivas, culturais e educacionais.
Além disso, as Usinas oferecem uma ampla programação de oficinas e cursos de qualificação profissional, com destaque, neste mês, para turmas de corte e costura, informática básica, além de aulas de dança, gastronomia e até formação de profissional de eletricista predial, por exemplo.
As vagas são destinadas a diversos públicos; limitadas, a maioria das inscrições devem ser feitas presencialmente na unidade onde o curso será ministrado.
A capital paraense concentra o maior número de unidades: cinco no total, nos bairros da Cabanagem, Terra Firme, Bengui, Guamá e Jurunas/Condor. Já as outras 11 Usinas funcionam em Ananindeua, Marituba, Benevides, Bragança, Castanhal, Capanema, Abaetetuba, Tucuruí, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá.
Redes sociais
Em todas elas, os serviços básicos seguem funcionando regularmente, e os cursos oferecidos são divulgados semanalmente nas redes sociais do projeto – no Instagram: @usinasdapaz.
Para se inscrever, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, e seguir as orientações de cada unidade quanto ao horário e público-alvo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar