
Desde ontem (1º), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), passa a oferecer a vacina meningocócica ACWY no SUS para crianças a partir de 12 meses até menores de 5 anos. Essa vacina substitui a meningocócica C na dose de reforço aplicada no primeiro ano de vida e amplia a proteção contra quatro tipos da bactéria que causam meningite: os sorogrupos A, C, W e Y.
A mudança faz parte da atualização do calendário vacinal infantil, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde na Nota Técnica nº 77/2025. Até então, o esquema vacinal incluía duas doses da vacina meningocócica C, aos três e cinco meses de idade, com um reforço aos doze meses. Com a nova orientação, esse reforço passa a ser feito com a vacina ACWY, conferindo uma proteção mais abrangente.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
“A introdução da vacina ACWY como dose de reforço a partir dos 12 meses amplia a proteção das nossas crianças contra quatro sorotipos da bactéria meningococo: A, C, W e Y. É uma estratégia que reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a eliminação das meningites, especialmente porque o sorotipo C já está bastante controlado graças à vacinação. Agora, o foco é ampliar essa proteção para os demais sorotipos, reduzindo ainda mais os riscos de infecção e complicações graves”, explica Cleise Soares, coordenadora do Programa de Imunizações da Sesma.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar