
O celular se tornou um dos meios de comunicação mais utilizados também por empresas que oferecem os mais diversos serviços. Porém, a quantidade de ligações indesejadas passou a incomodar muita gente.
Se o seu celular não para de tocar com ligações de números desconhecidos, você não está sozinho. Cada vez mais brasileiros têm usado as redes sociais para desabafar sobre a frequência — e a insistência — de chamadas de telemarketing e cobranças, que muitas vezes ocorrem diversas vezes ao dia, inclusive aos fins de semana.
“Gente, como faz pra esses números pararem de me ligar?”, questiona uma usuária no X (antigo Twitter). “O telemarketing me liga mais do que meus amigos”, ironiza outro internauta. A boa notícia é que existem formas eficazes e gratuitas para reduzir esse incômodo.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- O que fazer em caso de ligações abusivas de telemarketing?
- Ligação de telemarketing terá novas regras a partir de junho
Como bloquear ligações de telemarketing?
A principal ferramenta para bloquear chamadas indesejadas é o site Não Me Perturbe (naomeperturbe.com.br). A plataforma permite que consumidores cadastrem seus números de telefone para impedir chamadas de operadoras de telecomunicação e instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.
O processo é simples: basta acessar o site, preencher um cadastro básico e informar os números de telefone que devem ser protegidos. O bloqueio passa a valer em até 30 dias após a solicitação.
Quer mais notícias de serviço? Acesse nosso canal no WhatsApp
Desde seu lançamento, milhões de brasileiros já aderiram ao serviço na tentativa de reduzir o volume de ligações indesejadas.
No Pará, o bloqueio também pode ser feito mandando um email para o endereço [email protected]. com o assunto "BLOQUEIO DE TELEMARKETING", de acordo com orientações do Procon-Pa.
E se as ligações continuarem?
Caso as chamadas persistam mesmo após o cadastro no site, o consumidor pode denunciar práticas abusivas aos Procons estaduais. Cada estado possui um procedimento específico para o registro de reclamações, e o ideal é verificar diretamente com o órgão local as orientações para formalizar a denúncia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar