plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PROCESSOS

Éder Mauro é alvo de denúncias na Câmara dos Deputados

O parlamentar foi acusado pelo PSOL e pelo PT de fazer declarações ofensivas contra deputadas durante uma sessão na CCJ

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Éder Mauro é alvo de denúncias na Câmara dos Deputados camera Três nomes foram sorteados como possíveis relatores para o processo de Eder Mauro | Reprodução

Depois de ter ficado um tempo sem funcionar, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados voltou com movimentações intensas na vida de alguns parlamentares na última semana do mês de abril com a instauração de sete processos em desfavor de nomes políticos conhecidos, entre eles de um deputado federal paraense.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro cumpre agenda nesta semana no Pará

O Delegado Éder Mauro (PL/PA) foi acusado pelo PSOL e pelo PT de fazer declarações ofensivas contra deputadas durante uma sessão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Foram sorteados como possíveis relatores desse processo os deputados Paulo Ramos (PDT/RJ), Marcel Van Hattem (Novo/SP) e Pinheirinho (PP/MG).

Etapas do processo

Uma vez apresentadas as denúncias à Câmara, seja por cidadãos, deputados ou entidades de classe, o conteúdo é enviado para a Corregedoria da Casa, onde é submetido a uma análise prévia. Nessa fase, a investigação corre em sigilo.

O corregedor, então, dá seu parecer e encaminha a decisão para a Mesa Diretora. Se for decidido pelo prosseguimento, a denúncia vira uma representação e, então, é encaminhada para o Conselho de Ética, com prazo de 60 dias úteis.

E MAIS:

Esposa de coronel Neil expõe traição de Éder Mauro na web

Nove empresas estão envolvidas na fraude do seguro-defeso

Nesse momento, o processo é instaurado um relator é escolhido com base em uma lista tríplice, formada por sorteio. O relator não pode ser nem do mesmo partido, nem do mesmo estado do deputado alvo do processo.

Chances de cassação

Escolhido o relator, o acusado tem 10 dias úteis para apresentar uma defesa por escrito. Depois, tem até 50 dias úteis até a apresentação de um parecer, que sugere ou não a aplicação de penalidades. O texto é discutido e votado pelos demais membros do Conselho de Ética.

As decisões seguem para votação aberta no Plenário da Câmara. Para uma cassação, é necessário o voto da maioria absoluta dos deputados, ou seja, de pelo menos 257 votos de 513. Casos de censura verbal ou escrita não precisam passar pelo Plenário.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias