plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mais de 35 delegacias atuam durante a operação Carnaval no Pará

Ação segue até quinta-feira (19) com cerca de 280 servidores e ampliação de viaturas na Região Metropolitana e no interior do Estado

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Mais de 35 delegacias atuam durante a operação Carnaval no Pará camera Municípios com grande movimentação de foliões tiveram segurança reforçada | (Jeniffer Terra/Ascom/PC)

Época de diversão, descontração e festa, mas também de manter a segurança em dias contra os contratempos que possam ser gerados com a quantidade de pessoas juntas, o álcool e a direção nas vias.

A Polícia Civil do Pará iniciou, na manhã de sexta-feira (13), o reforço nas delegacias de diversos municípios para ampliar a segurança e melhorar o atendimento à população durante o período de Carnaval. A ação integra a Operação Carnaval 2026 e segue até a próxima quinta-feira (19), mobilizando cerca de 280 servidores nas unidades da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior do Estado.

As equipes atuam com delegados, investigadores, escrivães, papiloscopistas, motoristas, técnicos de informática e servidores administrativos, fortalecendo o funcionamento das delegacias e centros de controle.

“Além do número maior de policiais nas delegacias, teremos também 17 viaturas a mais circulando entre as cidades, bem como a atuação das equipes de expediente que já trabalham regularmente nas unidades policiais, garantindo mais segurança aos cidadãos paraenses e aos turistas que chegam ao estado neste período. Mais de 35 unidades da Região Metropolitana de Belém e interior fazem parte do planejamento de segurança da PCPA para este período”, detalhou o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Raimundo Benassuly.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Ações integradas e fiscalização

A Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) realizará ações preventivas com entrega de material gráfico e abordagem orientativa.

Já a Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) atua no registro, licenciamento e fiscalização de estabelecimentos de diversões públicas, como bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, motéis e pousadas, especialmente nos municípios com maior potencial turístico.

A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) intensifica as ações de fiscalização relacionadas à poluição sonora, dentro da campanha “Disque Silêncio”, com foco em veículos automotores e estabelecimentos diversos. A atuação é integrada e envolve medidas educativas, preventivas e repressivas.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Também serão fiscalizados locais em desacordo com a Lei Estadual nº 10.381, que proíbe a utilização e comercialização de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro. Em Mosqueiro, há ainda Portaria expedida pelo Juiz Distrital que proíbe a presença de trio elétrico, som automotivo, caixas de som de uso particular acima do limite legal, torcidas organizadas de clubes de futebol na extensão da orla e a realização de festas de aparelhagem.

A Delegacia de Polícia Fluvial (DPFLU) reforça a fiscalização no ambiente fluvial, com foco no combate a práticas criminosas contra embarcações, especialmente as utilizadas para transporte de turistas, prevenindo roubos, furtos e outras infrações.

Unidades com reforço

Na Região Metropolitana de Belém, participam da Operação Carnaval 2026 as Delegacias de Outeiro e Cotijuba e a Seccional Urbana de Mosqueiro. As Seccionais de São Brás, Sacramenta, Marambaia, Icoaraci, Ananindeua, Cidade Nova e Marituba, além da Delegacia de Benevides, funcionarão em regime de plantão 24 horas, também com reforço no policiamento. As demais delegacias da RMB estarão fechadas.

Coordenadas pela Diretoria de Polícia do Interior (DPI), recebem reforço as delegacias de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Curuçá, Maracanã, Marapanim, Marudá, Óbidos, Oeiras, Ourém, Peixe-Boi, Ponta de Pedras, Portel, Salinópolis, Salvaterra, Santa Izabel do Pará, Santarém, São Francisco do Pará, São Miguel do Guamá, Soure, Tracuateua, Tucuruí, Vigia e Vila dos Cabanos.

“Geralmente as pessoas procuram algumas cidades específicas para aproveitarem o carnaval, o que aumenta consideravelmente o número de cidadãos circulando nestes municípios. Por isso, é extremamente necessário que as delegacias destas localidades recebam aumento no efetivo para dar mais atenção e segurança às pessoas que precisarem do atendimento realizado pela Polícia Civil. Essa é a nossa missão: servir de forma adequada à sociedade e sempre prestar um atendimento de excelência”, destacou o delegado Hennison Jacob, titular da DPI e coordenador itinerante da operação pela PCPA.

Operação Lei Seca

A Operação “Lei Seca” também integra as ações do Carnaval 2026, em atuação conjunta com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Motoristas serão submetidos ao teste do etilômetro (bafômetro) para coibir a condução de veículos sob efeito de bebida alcoólica, além do monitoramento das estradas.

As fiscalizações ocorrerão nas rodovias de acesso ao distrito de Mosqueiro e aos municípios de Benevides, Vigia, Salinópolis e Cametá.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias