A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) celebra, nesta quarta-feira (11), o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, destacando o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado para ampliar a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia e inovação na rede pública estadual de ensino.
Atualmente, a Seduc desenvolve 150 projetos educacionais em andamento, que envolvem salas de informática, clubes de robótica, projetos de iniciação científica e ações do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb). Desse total, 50% contam com o protagonismo de meninas e mulheres, seja como estudantes ou professoras orientadoras, reforçando o compromisso do Estado com a equidade de gênero e a excelência educacional.
Entre os destaques está o trabalho da professora e técnica Aldelice Dias, integrante da equipe Tamba Tajá Tech, formada por estudantes da rede estadual. Recentemente, a educadora conquistou o Prêmio de Técnico Destaque do Festival Regional Sesi de Robótica First Lego League 2026, reconhecimento que evidencia a qualidade das ações pedagógicas e do incentivo à inovação promovidos pelo governo do Estado.
"Ver meninas liderando projetos de robótica e inovação mostra que, quando oferecemos oportunidades e incentivo, elas se tornam protagonistas e transformam a própria realidade”, afirmou a professora Aldelice Dias.
Segundo a coordenadora do Ciseb, professora Cacilene Bandeira, o impacto do centro vai além do ensino técnico. “No Ciseb, temos acompanhado uma transformação que vai além das salas de aula, o protagonismo das nossas estudantes na ciência e na tecnologia. Incentivar meninas na ciência é uma questão de igualdade e de excelência. Nossas equipes mostram que a robótica, a tecnologia e a Inteligência Artificial têm força feminina e identidade nortista, contribuindo para a construção das descobertas do amanhã”, destacou.
A estudante Maria Eduarda, de 15 anos, também ressaltou a importância dos projetos desenvolvidos no centro para a formação científica e cidadã dos alunos. “Aqui no Ciseb desenvolvemos projetos que unem tecnologia, sustentabilidade e impacto social. Um deles foi o Eco Girls 30, um quiz feito com Arduino (plataforma) e materiais recicláveis para informar as pessoas sobre a COP30 em Belém. Também criamos o Arq.el Pavoo, um scanner cerâmico 3D de baixo custo para digitalizar artefatos arqueológicos, ajudando museus com poucos recursos e contribuindo para a preservação da nossa história”, explicou.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2015, a data tem como objetivo promover o acesso, a igualdade de gênero e o reconhecimento do papel fundamental de mulheres e meninas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), combatendo estereótipos e incentivando carreiras científicas desde a educação básica.
Ao todo, já foram implantados seis Centros de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) no Pará.
Desde a entrega do primeiro centro, em Belém, em 2024, mais de dois mil estudantes e professores já foram capacitados, fortalecendo uma educação pública inovadora, inclusiva e alinhada aos desafios do futuro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar