A política habitacional volta ao centro da agenda pública em Belém com a entrega de novas moradias em uma das áreas historicamente mais vulneráveis da capital paraense. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à urbanização, regularização fundiária e melhoria das condições de vida de famílias que vivem em áreas precárias da cidade.
Na manhã desta segunda-feira (19), moradores da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, recebem 16 novos apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A entrega contará com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, do prefeito de Belém, Igor Normando, e do titular da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Hamilton Pinheiro Jr. A cerimônia está prevista para ocorrer às 10h, na praça comunitária da Vila da Barca.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Ministério das Cidades autorizará obras na Orla do Cruzeiro em Icoaraci
- Programa liderado por Jader Filho é o mais bem avaliado do governo Lula
- Ministério das Cidades inaugura passarela de concreto em Limoeiro do Ajuru
Além das unidades habitacionais, também será entregue uma unidade comercial vinculada ao empreendimento, ampliando as possibilidades de geração de renda para a comunidade. Paralelamente, a Prefeitura de Belém promoverá um mutirão de regularização fundiária, com o objetivo de garantir segurança jurídica às famílias que vivem na área.
As obras do empreendimento chegaram a ficar paralisadas antes do início da atual gestão municipal, acumulando cerca de seis meses de atraso nos pagamentos e uma dívida superior a R$ 1 milhão. A partir da parceria entre a Prefeitura de Belém e o governo federal, os entraves administrativos foram resolvidos, os processos desburocratizados e o andamento das obras retomado.
A entrega das novas moradias integra um projeto de urbanização em andamento na Vila da Barca, que soma investimento de R$ 50 milhões e busca substituir moradias precárias por unidades habitacionais regulares. As casas são destinadas a famílias da própria comunidade, que há anos convivem com problemas estruturais relacionados à habitação e à infraestrutura urbana.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A ação também consolida o programa municipal “Morar Belém”, que reúne iniciativas voltadas à construção de moradias, regularização de imóveis e requalificação urbana, especialmente em áreas marcadas por vulnerabilidade social. Antes do início da cerimônia, o ministro das Cidades deve atender a imprensa e falar sobre o andamento das obras e os investimentos federais em habitação no Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar