O descarte irregular de resíduos segue sendo um dos principais desafios da gestão urbana em Belém, exigindo ações permanentes de fiscalização e conscientização ambiental. Como parte desse trabalho, órgãos municipais realizaram mais uma operação para coibir a prática, considerada crime ambiental e responsável por impactos diretos na saúde pública e na conservação da cidade.
No domingo (18), por volta do meio-dia, o Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Belém (GMB), em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), prendeu em flagrante um homem, de 51 anos, no bairro da Sacramenta. Morador da área, ele foi flagrado descartando pneus e outros tipos de entulho em via pública.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Veja o que pode ser descartado no primeiro Ecoponto de Belém
- Veja como ganhar descontos em energia por meio da reciclagem
- Ananindeua: acúmulo de lixo preocupa moradores no Icuí-Guajará
O local é monitorado pela Prefeitura por ser considerado um dos pontos mais críticos da região, demandando limpeza diária com o uso de máquinas e caçambas para a retirada constante de resíduos. Segundo a Sezel, a situação é agravada pelo fato de existir um Ecoponto a cerca de 900 metros do local, oferecendo alternativa regular e gratuita para o descarte adequado.
De acordo com a Prefeitura, ações de fiscalização vêm sendo intensificadas e já resultaram em mais de 70 prisões por descarte irregular em diferentes pontos da capital, reforçando o caráter preventivo e repressivo das operações.
Quer mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Após a abordagem, o suspeito foi encaminhado à Seccional da Sacramenta, onde foram adotados os procedimentos legais. Ele responderá por crime ambiental e permanece à disposição da Justiça.
A administração municipal alerta que o descarte irregular de entulho contribui para o entupimento de canais, favorece a proliferação de doenças e gera custos elevados para a manutenção urbana. Denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia da Guarda Municipal de Belém, pelo número 153.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar