
Belém avança mais um passo na modernização do transporte fluvial e na valorização do turismo com a inauguração do novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci. O espaço, que substitui o antigo trapiche do distrito, representa não apenas uma melhoria na infraestrutura portuária, mas um marco no processo de integração e mobilidade da Região Metropolitana da capital paraense.
A operação do novo terminal teve início nesta quinta-feira (9), com fiscalização permanente da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran). A presença da agência garante um acompanhamento direto das linhas intermunicipais, com atendimento ao público, registro de denúncias, sugestões e uma atuação contínua no local.
Conteúdo Relacionado
- Vídeo: guarda de Nazaré tropeça e quase derruba imagem peregrina
- Príncipe William representará Rei Charles na COP 30, em Belém
Entregue na última quarta-feira (8) pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), a estrutura começou a receber embarques e desembarques já nas primeiras horas do dia seguinte. Comunidades do Marajó, como Cachoeira do Arari, foram as primeiras beneficiadas com o novo espaço, que proporciona mais conforto, segurança e agilidade nas operações.

A nova fase do transporte fluvial inclui linhas intermunicipais reguladas pelo Estado, como Icoaraci–Cachoeira do Arari–Chipaiá, com paradas em Furo Grande e Vila de Aranaí; Icoaraci–Caracará, com escalas em José Joaquim, São Pedro e Furinho; e Belém–Cachoeira do Arari–Caracará, com paradas em Gurupá e Santana do Arari.
Com 650 m² de área construída, o terminal conta com banheiros acessíveis, lojas, restaurantes, área de convivência e espaço para exposições. Na parte naval, há 350 m² de infraestrutura com rampa articulada, passarela coberta, cinco flutuantes e píer de atracação, itens que tornam o embarque e desembarque mais rápidos e seguros.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O investimento de R$ 7,9 milhões faz parte do conjunto de obras estratégicas do Governo do Pará voltadas para a COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém. Além de melhorar o transporte entre o continente e as ilhas, o terminal deve impulsionar o turismo e o desenvolvimento sustentável na Grande Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar