plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TURISMO

Marca de 6,8 milhões de turistas estrangeiros no país é festejada

Em Belém, uma ação no Aeroporto Internacional celebrou o feito. Movimentação na capital paraense deve aumentar com a COP30

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Marca de 6,8 milhões de turistas estrangeiros no país é festejada camera O ministro do Turismo Celso Sabino e autoridades locais estiveram presentes no aeroporto | (Octavio Cardoso)

Uma ação no Aeroporto Internacional de Belém celebrou, ontem (17), o recorde histórico do recebimento de mais de 6,8 milhões de turistas estrangeiros no país entre janeiro e setembro deste ano. Na ocasião, o ministro do Turismo, Celso Sabino, fez a assinatura do Calendário Turístico do Estado do Pará como parte do Calendário Turístico Oficial do Brasil, na presença de representantes do trade turístico, parlamentares, além de gestores estaduais e municipais.

Na capital paraense a celebração contou com a acolhida especial dos passageiros de um voo internacional da companhia aérea TAP Air Portugal (TAP), vindo de Lisboa. A recepção simbolizou o marco histórico nas políticas do Ministério do Turismo (MTur) em aumentar a conectividade aérea e promover o Brasil como destino global.

Até setembro deste ano, o país recebeu o total de 6.807.707 de visitantes. O número atinge mais de 98,5% da meta estabelecida de 6,9 milhões de turistas internacionais para o ano inteiro de 2025, prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.

Sabino destacou que o Brasil bateu o recorde de visitantes estrangeiros faltando um pouco mais de três meses para o fim do ano, sem a realização de grandes eventos internacionais. Até 31 de dezembro, a projeção é que o país ultrapasse 10 milhões de turistas estrangeiros, um marco inédito e ainda maior para o turismo, mostrando a pujança e solidez com que o setor vem crescendo.

COP

Somente em 2024, Belém teve um crescimento acima de 50% no setor turístico em relação ao ano anterior. Em 2025, a ideia é que o setor ultrapasse em quase 100% o ano passado. Para o titular da pasta, o feito pioneiro foi registrado em um momento importante para o país com a realização da COP30 em novembro, na cidade de Belém.

“O turismo vive hoje o melhor momento da história e nunca mais voltará a ser como era antes. Lembrando agora que a gente tem a COP30, esse momento deve aumentar 100%. O Brasil recebeu em 2014 uma Copa do Mundo, foram cerca de 32 times participando e apresentando países com todas as suas delegações. Recebeu em 2016 uma Olimpíada com todos os esportes, com todas as delegações de quase todos os países do mundo. E ainda assim, esse ano, agora no mês de setembro, nós já batemos o recorde de turistas internacionais. E vamos encerrar o ano de 2025 com mais de 10 milhões de turistas internacionais, significando muitos empregos gerados no setor, significando muitos lucros e renda para as pessoas que investem e acreditam no turismo”, afirmou Sabino.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

ESFORÇO CONJUNTO

Segundo o representante da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), André Dias, o marco no setor turístico em 2025 se iguala a outros recordes do público estrangeiro em terra brasileira anteriormente, como a realização da Copa do Mundo de 2014; e a marca de 5 milhões de turistas internacionais em 1999.

“Neste ano histórico para o turismo nós vamos, com certeza, superar os 7 milhões de turistas internacionais e talvez chegar até nos 10 milhões de turistas internacionais no Brasil. Uma marca, sem dúvida, incrível e que se deve muito à liderança do nosso presidente Lula e à sábia escolha e ao grande trabalho do nosso ministro Celso Sabino”, afirmou.

O secretário estadual de Turismo, José Eduardo Costa, ressaltou que o recorde é o resultado do esforço conjunto entre os governos estadual e federal. O número ainda representa a injeção de recursos no país através da atividade turística. “Para vocês terem uma ideia, segundo o IBGE, segundo a Fecomércio, são aproximadamente 108 bilhões de reais que entram todo ano aqui no nosso país. E esse recurso serve para melhorar a condição de vida de muita gente, já que o turismo é transversal, já que o turismo faz esse recurso girar bastante”, revelou.

E MAIS...

50 MIL PESSOAS DEVEM VIR NO PERÍODO DA COP

  • Ainda segundo o chefe do Turismo, a perspectiva é receber cerca de 50 mil pessoas na capital paraense no período da COP, o que deve contribuir para a ampliação do número de estrangeiros. Sabino ainda revela que foi realizada uma força-tarefa entre Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Meio Ambiente e a Casa Civil para que mais de 100 delegações confirmassem presença para o evento.
  • “A COP será muito participativa, muito inclusiva, e vai cumprir com o seu papel de debater temas tão importantes, fazer acordos. As questões das hospedagens foram absolutamente superadas. O mercado cuidou de regular aquelas pessoas que estavam cobrando preços absurdos. E nós estamos mostrando para todo o Brasil, para aquelas pessoas que estavam apostando contra a COP, que alguns preços que estavam fora do padrão de mercado eram exceções e não a regra”, destacou.

Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias