
O governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta quinta-feira (14), em São Paulo (SP), da Reunião Estratégica de Líderes da Governança, promovida pela Comunitas, organização da sociedade civil que atua na construção de parcerias sustentáveis entre os setores público e privado.
Na ocasião, o chefe do Executivo paraense apresentou os avanços das obras e ações estruturantes para a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém.
O encontro, realizado trimestralmente, reúne lideranças públicas e empresariais para discutir estratégias de impacto duradouro na gestão pública. Além de Barbalho, estiveram presentes o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o deputado federal Pedro Paulo Teixeira, e outras autoridades. O secretário de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, também participou do evento.
Conteúdo relacionado
- Justiça anula título de propriedade e confirma que Ilha Grande pertence à União
- Pará e China discutem novas parcerias comerciais
- Ministro das Cidades conhece novo sistema de saneamento de Capanema
Obras e geração de empregos
Durante sua apresentação, o governador detalhou os investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade, saneamento e hospitalidade, com foco na melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana de Belém. Segundo Barbalho, as obras voltadas à COP30 já geraram mais de 5 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando cerca de 900 mil pessoas.
“As obras estão a todo vapor, gerando empregos e trazendo benefícios para quem vive em Belém. São ações de macrodrenagem, saneamento, tratamento de esgoto, mobilidade, novos transportes e soluções para o deslocamento das pessoas. E claro, também, investimentos em hospitalidade e hotelaria”, afirmou.
Entre os projetos mais avançados, o governador destacou o Parque da Cidade, o Porto Futuro II e o Parque Linear Nova Doca, todos com mais de 95% de execução. Ele também mencionou a reconstrução de escolas que servirão como alojamentos temporários durante o evento, além do programa de capacitação profissional Capacita COP30.
Belém no centro das atenções globais
Barbalho reforçou o protagonismo de Belém como sede da COP30, ressaltando o simbolismo da realização do evento em plena Amazônia.
“Belém está ficando pronta para quem vive na cidade e para quem vai nos visitar. Que possamos ter uma COP de implementação, que cuide do meio ambiente, apresente soluções de sustentabilidade e desenvolvimento, valorizando nossa floresta viva e com o simbolismo de fazer a COP na Amazônia, no Pará, a COP do Brasil”, destacou o governador.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Parcerias para uma gestão pública mais eficiente
Desde 2023, a Comunitas tem intensificado sua atuação no Pará, com foco na sustentabilidade ambiental e na preparação para a COP30. Entre os destaques está o apoio à modernização e digitalização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com o uso de tecnologias para agilizar processos, ampliar a transparência e aprimorar a gestão ambiental.
Presente em 9 estados e 18 cidades brasileiras, a Comunitas já implementou mais de 400 projetos em todo o país, promovendo parcerias entre o poder público e a iniciativa privada com foco em eficiência, inovação e resultados concretos para a sociedade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar