plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
BELÉM

Com programação gratuita, Bienal das Amazônias vai até sexta

Descubra a Bienal das Amazônias Sobre as Águas em Belém, um evento cultural inovador em um barco que promove arte e educação na região amazônica.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Com programação gratuita, Bienal das Amazônias vai até sexta camera Objetivo é levar a embarcação para outras cidades da Amazônia | Antônio Melo/ Diário do Pará

Termina nesta semana o evento Bienal das Amazônias Sobre as Águas, realizado em um ferry-boat ancorado na Escadinha da Estação das Docas, em Belém. A embarcação contém ambientes imersivos decorados pelo artista Freddy Mamani com figuras da Amazônia andina.

“Eu acho que a proposta do barco é muito interessante, ela é muito revolucionária de uma certa forma, porque o barco é o principal meio de transporte aqui na região amazônica para muitas pessoas. O próprio barco ser uma obra artística faz com que tenha uma outra relação entre a cidade com outros municípios e cada lugar tem a sua própria forma de manifestar a arte”, avalia Isabela Miranda, arte-educadora participante do projeto.

A ideia dos organizadores é que a embarcação navegue por outras cidades da região amazônica levando projetos culturais e educativos para vários pontos do Norte. Art Lopes, arte-educadora, ministrou uma oficina para crianças e famílias neste fim de semana, com o intuito de transformar o barco em um ateliê flutuante. “A embarcação pode ser entendida como uma grande obra de arte flutuante, que tem esse intuito de fazer o seu percurso pelos rios amazônicos. E como é um projeto pioneiro, a gente está testando ele, está vendo que está dando certo. Na medida que a gente vê que o povo se interessa, na medida que a gente propõe a nossa programação pedagógica, aí as pessoas vêm e participam”, explica.

Jailson Correia, 35, cientista social, foi conhecer o projeto com a família e elogiou a iniciativa por criar um intercâmbio entre os visitantes e a água. “Nos poetas paraenses você vê sempre essa relação, do homem com o rio, o rio que que diz coisas, que traz coisas. As nossas lendas amazônicas todas também têm sempre o elemento da água. Então, essa relação faz parte do amazônico. Não existe, por exemplo, como eu falei, conto amazônico, encanto amazônico, sem o elemento da água”, reflete.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Serviço

Os últimos dias da Bienal das Amazônias Sobre as Águas em Belém vão ser quinta (27) e sexta (28), das 14h às 21h, com entrada gratuita.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias