plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SITUAÇÃO INCOMUM

Biólogo explica infestação de grilos em Belém; entenda

Moradores de Belém relatam aumento de grilos em casas. Biólogo explica causas e impactos das mudanças climáticas na proliferação desses insetos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Biólogo explica infestação de grilos em Belém; entenda camera Incidência de Grilos em Belém: O Que Está Acontecendo? | Divulgação

Moradores de diferentes bairros de Belém têm relatado o aparecimento de grande quantidade de grilos dentro das casas e o desconforto causado pelos animais. Segundo o biólogo da Secretaria Municipal de Ambiente e Clima Tavison Guimarães, que atua no Bosque Rodrigues Alves, esse é um fenômeno considerado recente em Belém, não identificado nos anos anteriores.

O biólogo explica que somente um estudo aprofundado poderia esclarecer as causas do aumento da incidência de grilos em Belém, entretanto é possível apontar algumas possíveis motivos para a infestação relacionada, principalmente, com as mudanças climáticas.

Clima quente

Segundo Tavison, o mundo tem sofrido um aumento de temperatura com o passar dos anos e o clima mais quente favorece a proliferação de insetos. O chamado ‘inverno amazônico’ está ainda mais quente em comparação a períodos passados. “Está chovendo bem menos em relação aos anos anteriores. Antes, as chuvas começavam em novembro ou dezembro, e agora começou em janeiro, e com baixa frequência. O grilo é um animal que prefere temperaturas mais elevadas”, pontua o profissional.

Redução de matas

Outro fator que pode contribuir para aumentar a proliferação de grilos é a baixa reprodução dos predadores naturais, como sapos e aranhas, por exemplo. A perda de habitat natural, de áreas de mata, cada vez mais invadidas nas cidades contribui para o aparecimento mais frequente de insetos em ambientes urbanos.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Danielle Souza, antropóloga e moradora do bairro do Telégrafo há outo anos, notou infestação de grilos em Belém. Ela diz que era comum aparecer um ou dois grilos pela casa dela nessa época do ano. Agora, são cerca de cinco, sete grilos todas as noites. “Eu comecei a achar estranho a quantidade, porque realmente tem aparecido bastante. De noite eu escuto o som de vários grilos, o que não era comum. A gente ouvia o som de um ou outro, agora tem bastante mesmo”, comenta.

Guimarães diz que é comum aparecer mais grilos entre o final do verão e início do inverno, por ser época da reprodução natural desses animais. Entretanto, nesse ano, o que se observa é um aumento significativo dessa incidência apontado pela própria população em diversos bairros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias