Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bem-estar espiritual é uma dimensão do estado de saúde, vinculado a questões psíquicas, corporais e sociais. Entre essas características estão a religiosidade e a fé, que são parte da cultura dos paraenses, e que ficam em evidência principalmente durante o mês de outubro, quando é celebrado as festividades do Círio de Nazaré.
O Círio é a maior expressão de fé do povo paraense, a espiritualidade e a devoção são grandes aliadas para o enfrentamento dos medos, de acordo com a psiquiatra Daniele Boulhosa.
“Nesta época de Círio de Nazaré, em Belém, muitas pessoas veem como uma oportunidade de renovar sua fé, agradecer ou pedir realizações, ajudar outras pessoas, confraternizar com amigos e familiares e diversas outras formas de expressão e compreensão desse momento. Esse evento pode influenciar na saúde mental, a partir do entendimento de cada um sobre o significado pessoal que atribuí ao círio e a maneira como vivencia esse momento”, destaca Daniele.
Quer ler mais notícias de Saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Para a psiquiatra, a fé influencia na saúde e no desenvolvimento psicológico das pessoas. Ela explica que como seres ‘desejantes’, há sempre um vazio muito grande na essência humana e a fé vem para alimentar esse espaço.
“O conceito de saúde atualmente é muito mais integrado, reconhecendo a conexão entre mente e corpo. Por isso, a saúde mental tem ganhado cada vez mais destaque nas discussões do dia a dia. A fé, muitas vezes, proporciona sentimentos positivos como gratidão e esperança. Em momentos desafiadores, durante uma doença ou até mesmo na aprovação de um concurso, a fé tem ajudado muitas pessoas a enfrentarem as dificuldades, promovendo resiliência e cultivando a crença de que as adversidades são passageiras, com a possibilidade de um futuro melhor”, ressalta.
Ainda de acordo com a especialista, a fé e religiosidade são diferentes. “A fé e a espiritualidade são sentimentos e emoções positivas, a religiosidade é a forma que o ser humano encontra de expressar a fé. Então, independente da nomenclatura do poder superior, é importante nutrir a espiritualidade. A fé ajuda a equilibrar a ansiedade, o estresse, o nervosismo e os pensamentos negativos, e é por isso que a fé influencia sim na saúde, não só da mente, mas muitas vezes do corpo também”, finaliza.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar