O DOL é finalista do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024. Na segunda-feira (20), foram divulgadas as matérias que irão concorrer ao prêmio. Os vencedores serão anunciados no dia 26 de setembro, durante a cerimônia de premiação, em Belém.
O tema central do concurso este ano foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”. Dos 168 trabalhos inscritos no Pará, 17 são finalistas.
A equipe do DOL, formada pelos jornalistas Lucas Contente e Kleberson Santos, além do profissional multimídia Emerson Coe, abordou a rotina dos barqueiros que fazem diariamente a travessia de passageiros para os numerosos bares e restaurantes da Ilha do Combu, em frente a Belém.
Em preparação para o maior evento do clima no mundo, a ser realizado em Belém, em 2025, os profissionais se qualificam dia a pós dia.
“Welcome” COP-30: a vez do barqueiro falar com o turista", mostra a rotina dos barqueiros que aprendem inglês na Universidade Federal do Pará (UFPA) e recebem qualificações dentro da ilha através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As aulas vão desde atendimento ao cliente, criação de roteiros turísticos e noções sobre meio ambiente na ilha. Tudo isso, com o foco na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que deve receber cerca de 50 mil pessoas vindas de toda parte do planeta.
Tratar o turista da melhor forma e oferecer a melhor experiência, seja gastronômica, turística ou cultural é o objetivo central dos trabalhadores ribeirinhos, que moram na ilha e fazem dela inovadoras formas de empreendimento.
Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
O DOL já havia vencido o prêmio em 2021 na categoria texto e nos anos de 2022 e 2023 na categoria áudio.
Veja os finalistas e categorias da premiação
Jornalismo em Texto:
- Doce, lucrativo e sustentável – Ulisses Pompeu de Miranda – Correio de Carajás
- Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura – Daniel Nardin – Amazônia Vox
- “Welcome” COP-30: a vez do barqueiro falar com o turista – Lucas Contente – Diário Online
Jornalismo em Vídeo:
- É do Pará: Cupuaçu, a fruta amazônica amada em todo lugar – Tainá Costa Aires Vianna – TV Liberal
- Encauchados: Empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia – Andreia Teixeira – TV Cultura do Pará
- Farinha de Bragança: alimento e empreendedorismo na Amazônia – Anna Paula Mello – TV Cultura do Pará
Jornalismo em Áudio:
- Do pilão à fábrica de chocolate: o crédito fez diferença para Lari Ribeiro – Luciana de Araújo Nascimento – Portal Correio de Carajás
- Empreendedorismo Periférico – Ana Tereza Brasil – Rádio Cultura FM
- O ouro do caroço que une histórias de esperança de sucesso também no mercado do biocosmético – Toni Gonçalves – Rádio 99 FM
Categoria Fotojornalismo:
- Belém food culture – Alessandro Falco – Estadão
- Conservação ambiental e tecnologia são estratégias de comunidades indígenas empreendedoras – Marx Vasconcelos – Folha de S.Paulo
- Da venda no ônibus até o sustento de 40 famílias – Wagner Santana – O Liberal
Jornalismo Universitário:
- Ilustrador e empreendedor, Matheus Souza compartilha trajetória da carreira estabelecida em Belém – Lívia Ximenes – Universidade da Amazônia – UNAMA
Prêmio Sebrae de Jornalismo
O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira.
A 11ª edição do PSJ teve um recorde de trabalhos inscritos (3.076), superando em 62% o número de inscrições no ano passado. O Pará totalizou 168 trabalhos inscritos, superando em 17% o número de projetos inscritos no concurso em 2023.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar