O enfrentamento à violência contra a mulher é um desafio incessante para as autoridades e órgãos que compõem a rede de proteção à mulher. Diante desse cenário, o município de Rio Maria, no sul do Pará, realiza a campanha dos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher".
Na abertura, na terça-feira (25), na Estratégia de Saúde Noêmia Gomes, aconteceu a palestra “Autonomia econômica para as mulheres: rompendo tabus”, proporcionando um momento de reflexão, fortalecimento e diálogo sobre caminhos reais para promover independência, oportunidades e proteção às mulheres. A programação segue no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nesta sexta-feira (28), com a abordagem da interseccional idade e da violência contra a mulher negra.
Veja também:
- Cabo da PM morto pela namorada será enterrado nesta quinta
- Sefa apreende gado e cacau no Sul do Pará em ações de fiscalização
- Golpistas criam lojas falsas na internet da Havan e Shopee, veja
O encerramento acontecerá na próxima segunda-feira (1º), com um mutirão de atendimento na Escola Municipal Lúcia Helena, das 8h às 14h. A ação serviços como atualização do CadÚnico, atendimento jurídico, serviços do Sine, Cras e Creas, além de testes rápidos voltados à saúde da mulher.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção Social (SMAPS) informou que já incluiu em seu planejamento de ações para 2026, em parceria com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Prefeitura de Rio Maria, atividades nas datas-chave como o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Campanha Agosto Lilás e o aniversário da Lei Maria da Penha.

“Esses momentos serão utilizados para fortalecer a conscientização, promover debates, realizar eventos e incentivar políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero”, explicou a secretária de Assistência Social, Richerlene Ciceri.
A campanha visa, ainda, à divulgação dos canais de denúncia de violência contra a mulher:
- Central de Atendimento à Mulher: 180
- Viatura da Polícia Militar: 094 98413-7960
- Onde buscar ajuda:
- Creas: (94) 99274 – 2374
- Cras: (94) 99252 – 7706.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar