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EDUCAÇÃO

Jader solicita inclusão do Pará em novo curso do Sesc 

Qualificação a Distância promovida pela instituição está prevista para 14 estados e o senador paraense solicitou ao presidente da CNC a inclusão de alunos paraenses, o que já ocorreu em outros anos

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Imagem ilustrativa da notícia Jader solicita inclusão do Pará em novo curso do Sesc  camera Jader lembra que o Pará tem oportunidades para ampliar o mercado de trabalho com cursos | FOTO: REPRODUÇÃO

Dar oportunidade a jovens e adultos de cursar o ensino médio a distância e, ao mesmo tempo, obter uma qualificação profissional em produção cultural. Esse é o objetivo do Sesc EAD - EJA (Educação a Distância para Jovens e Adultos), oferecido de forma gratuita para milhares de brasileiros que têm a oportunidade de dar prosseguimento aos estudos. Na semana que passou, o Serviço Social do Comércio anunciou a abertura de novas vagas para o curso em 14 estados, mas o Pará não foi contemplado nesta fase. O curso já foi aplicado no Estado em outros anos.

Milhões de jovens e adolescentes brasileiros não conseguem concluir os estudos do nível básico na idade prevista porque enfrentam dificuldades, sejam elas financeiras, geográficas ou problemas relacionados à estrutura familiar. Dados do Censo Escolar da Educação Básica 2023 apontam que a evasão escolar é maior no ensino médio. No ano passado 6% dos estudantes desistiram da escola nesse período. A esse cenário, soma-se outro dado preocupante: dois em cada cinco brasileiros (41,5%) entre 25 e 64 anos não concluíram a Educação Básica obrigatória. Os números mostram o desafio que o país enfrenta para universalizar a educação.

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O senador Jader Barbalho solicitou ao presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros a abertura de mais vagas que contemplem o Pará. “Como o curso tem duração de três semestres, e o último ministrado no Pará ocorreu entre 2022 e 2023, não podemos perder a oportunidade de abertura de um novo edital”, frisou em ofício.

“Essa é uma grande contribuição do Sesc para a transformação educacional de jovens e adultos, acima de 18 anos, que querem se fortalecer no caminho da educação, com qualificação profissional, permitindo que cheguem já a um passo do mercado de trabalho”, comemorou o senador, ao fazer o pedido para José Roberto Tadros.

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GRATUITO

O curso é gratuito e tem duração de 18 meses com encontros presenciais semanais obrigatórios no Polo de apoio. Os estudantes também terão acesso a atividades de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nos estados participantes.

No ofício, Jader Barbalho solicita ao presidente da CNC que analise a possibilidade de incluir o Estado do Pará no edital. “Assim essa nobre instituição estará possibilitando que mais jovens e adultos paraenses também possam ter a chance de concluir, à distância, o ensino médio integrado à qualificação profissional de produtor cultural”, destacou o senador. “Vale ressaltar que o Pará é rico em diversidade cultural e tem bastante oportunidades para ampliar o mercado de trabalho nessa área”, lembrou.

No edital lançado pelo Sesc neste ano, estão sendo ofertadas 1.997 vagas para alunos residentes em 14 estados brasileiros. São eles: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

O Sesc é uma instituição criada por empresários do comércio de bens, serviços e turismo com objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores e seus familiares. Localizado em todos os estados brasileiros, o Sesc incentiva a educação de qualidade como diretriz primordial no desenvolvimento do cidadão, valoriza a diversidade cultural local e promove atividades em prol da melhoria das condições de vida no dia a dia dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

O Serviço Social do Comércio atua nas áreas da educação, saúde, cultura, assistência e lazer. Nestas áreas são ofertados diversos projetos e ações, desenvolvidos pelo Sesc nacional, executados pelos regionais e suas unidades, de acordo com a realidade local de cada um.

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