O avanço do progresso da Amazônia por meio da industrialização, mas feito com responsabilidade sustentável, para manter a floresta em pé e a preservação e respeito à vida das pessoas que habitam a região. Essa é a temática do livro, “Amazônia por Amazônida - para além da compreensão cartesiana”, lançado na noite desta quinta-feira (23), na Feira da Indústria do Pará (FIPA), que ocorre no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
A publicação foi escrita pelo engenheiro José Maria Mendonça, presidente do Centro de Indústria do Pará (CIP), vinculado à Fiepa. Ele reuniu uma série de artigos escritos ao longo dos anos, sobre a necessidade do progresso da Amazônia. “São compilações minhas que retratam os problemas da Amazônia, como pobreza, miséria e outras questões sociais que existem pela falta de progresso que nossa região ainda vive. Uma realidade que somente nós que habitamos na Amazônia conhecemos e sabemos que esses problemas precisam acabar”, explicou o autor.
Dessa forma, ainda de acordo com o autor, a falta da industrialização da Amazônia se deve ao conceito compartilhado de que o desenvolvimento apenas destrói e que não é capaz de promover a sustentabilidade e a melhoria das condições das pessoas que residem na região.
“Existe o preconceito de que a Amazônia seja imobilizada. Um grande equívoco, pois é uma região rica, mas com a maioria da sua população pobre. Isso acontece pelo conceito limitado de que o desenvolvimento é destruidor, mas acabam esquecendo que existem os modos sustentáveis para esse desenvolvimento, principalmente regidos pelas leis ambientais, que se forem adotados a natureza será preservada e promoverá a melhora de vida das pessoas”, completou José Maria Mendonça.
O autor lembrou ainda da Conferência da Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP-30, que será realizada em Belém. “A própria COP-30 destaca que boas práticas são bem-vindas para o desenvolvimento da nossa região, que são chamadas de sustentabilidade, bioeconomia, entre outras coisas, que mostram que o progresso não se opõe a preservação da Amazônia. Então, é isso que meu livro destaca, que os planos de industrialização na Amazônia são responsáveis em manter nossa floresta em pé e que irá promover a melhoria da nossa população”, concluiu Mendonça.
Serviço:
Local de venda: Sede da FIEPA (Endereço: Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré, Belém - PA)
Valor: R$ 120
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar