plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BAIXOU, MAS NEM TANTO!

Frutas tiveram variação de preços em Belém do Pará

A tangerina lidera a lista de produtos que ficaram mais em conta nos últimos meses

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Frutas tiveram variação de preços em Belém do Pará camera Dieese registrou queda no preço da maioria das frutas vendidas nas feiras livres e supermercados de Belém. | Ney Marcondes / arquivo Diário do Pará

Pelo segundo mês consecutivo, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese/PA) registrou queda no preço da maioria das frutas vendidas nas feiras livres e supermercados de Belém. A tangerina liderou a lista dos produtos mais em conta, com uma baixa que chegou a 4,59% em julho.

A pesquisa do Dieese/PA é baseada nos preços praticados nos meses de junho e julho, período escolhido para avaliar a evolução dos valores de 12 frutas nas gôndolas dos pontos de vendas da capital paraense: abacate, abacaxi, limão, acerola, banana prata, goiaba, laranja, mamão, maracujá, melancia, melão, tangerina.

O segundo fruto que teve recuo de preços foi a laranja, que caiu 2,70%; posteriormente o mamão, 1,71% mais barato e a goiaba vermelha com queda de 0,26%.

Da lista, cinco frutas apresentaram aumento nos preços em julho, como a acerola, que ficou 19,01% mais cara; o maracujá, com aumento de 7,67% no quilo do produto e a melancia que reajustou 6,16%. Embora as frutas tenham ficado mais baratas no mês passado, o balanço entre janeiro e julho deste ano aponta que a maioria das frutas pesquisadas apresentaram aumento nos preços, sendo que em muitos dos casos, o percentual ficou acima da inflação estimada para o mesmo período, em torno de 5,50%.

Ainda no topo da lista, a laranja com reajuste acumulado de 69,46%, em segundo lugar ficou a melancia, com aumento de 55,54% na unidade e em terceiro o melão, que acumulou que custou 41,76% a mais nos valores. As quedas neste período foram registradas entre o abacate (-30,46%); goiaba vermelha (-10,18%); abacaxi (-3,92%); e o limão (-3,61%).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias